A ALB-Academia de Letras do Brasil, foi convidada a compor o G.T. grupo de trabalho juntamente com o Executivo Municipal da primeira capital do Brasil (Salvador/Bahia), entidades acadêmicas, literárias e Universidade Federal da Bahia. Para a elaboração do Plano Municipal do Livro da Literatura e da Biblioteca.
O Presidente da Seccional/Suíça Dr. Carlos Ventura, esteve no evento de apresentação do projeto e em reunião com a Vice-Prefeita de Salvador a Profa. Célia Sacramento. Falou a Ascom/ALB-Suiça sobre o convite a a participação da ALB/Suiça no GT.
Comendador Tonny Ferreira, Dr. Carlos Ventura e a Vice-Prefeita Profa. Célia
Ascom: Presidente qual será a participação da ALB/Suíça no G.T. e a finalidade deste projeto?
Presidente: A participação da nossa ALB, neste G.T. é dar a sua contribuição juntamente com as demais entidades e órgãos do executivo municipal na criação e elaboração do Plano Municipal do Livro da Literatura e da Biblioteca. Colaborando com ideias e trocando experiências com os que lá estão presentes e acredito que esta troca e aprendizado é que ira fazer a diferença no final dando a Salvador, seus cidadãos e o coletivo literário e um plano a altura da primeira capital do Brasil.
Pois esta é a função das entidades Acadêmico-Literárias, estar na cena, fazer parte, discutir e trocar experiências no sentido de ampliar seus horizontes e aprender que o modelo de construção de forma hermética em redomas acadêmicas esta falido. Temos de fazer esta troca com órgãos e organizações sociais. Não contribuiremos para o avanço da literatura e a sua aplicação de forma plena nas escolas reunidos em cerimônias acadêmicas ou reuniões ordinárias, estes eventos são meu ver são para discutir e comemorar os frutos colhidos na troca e no debate com a sociedade de forma franca e sem pompas.
Ascom: Quem serão os representantes da ALB/Suíça, no G.T.?
Presidente: Os nossos indicados são o Escritor Jorge Carrano e o nosso Comendador das Artes o Diretor Teatral e Dramaturgo e Professor, Tonny Ferreira.
Pessoas que tem em seu curriculum como ativistas culturais uma relação intima com a literatura e projetos culturais, voltados a difusão e promoção do livro e da leitura.
Eu acompanharei de perto e me farei presente em todas as reuniões em que eu não tiver outro evento pré-agendado uma vez que estou em turnê com meu show no Brasil.
A Sra Vice-Prefeita a Professora Célia Sacramento que esta encarregada de executar juntamente com sua equipe e a sociedade civil organizada este projeto falou para nós os principais pontos do Plano.
Ascom: Qual a finalidade do Plano Municipal do Livro da Literatura e da Biblioteca?
Vice-Prefeita:
Tem como finalidade Mobilizar Salvador para programar políticas publicas em defesa do Livro e do fomento a leitura sendo um marco para transformar Salvador numa cidade Leitora.
Com este desafio o Prefeito ACM Neto sua gestão e toda a sociedade civil se unem para cumprir como um dos principais objetivos propostos pelo PNLL-Plano Nacional do Livro e leitura "Estimular a criação do Plano Municipal do Livro da Literatura e da Biblioteca."
O objetivo geral é promover o acesso ao livro, a literatura e a biblioteca a todos os soteropolitanos, contribuindo para a elevação dos indicadores de leitura como condição essencial para o pleno desenvolvimento humano e social.
Na ocasião fora outorgada a Vice-Prefeita a Comenda do Mérito Litero-Cultural Euclides da Cunha, no Grau de Honra ao Mérito. Pela sua contribuição na Difusão e Promoção ao Incentivo a Literatura e ao Livro. Através do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca.
A Sra Vice-Prefeita, recebeu das mãos do Presidente da ALB/Suíça, um exemplar da segunda edição do seu 6° livro O VERDADEIRO PARAÍSO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário