Fechando mais um ano com chave de ouro a ALB/Suíça, comemora suas vitorias com dois eventos de grande magnitude no meio acadêmico.Em Bena/Suíça, foi apresentando pelo Presidente/ALB para Europa Dr. Carlos Ventura, o conjunto de Joias que compõe o quadro de outorgas da ALB/Suíça. No Rio de Janeiro em parceria com o CONINTER - Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, a diplomação em grande estilo dos novos Acadêmicos e outorga de Comendas.
Saiba mais na matéria especial feita pela Ascom ALB/Suíça, que conversou com o President/ALB for Europe, Dr. Carlos Ventura.
Ascom/ALB: Presidente, o que é que representa para a ALB e seus academicos e membros, este conjunto de Joias?
Ascom/ALB: Como foi o processo de construção para a formação deste conjunto de joias?
CV: Até chagar aqui muitas discussões foram feitas com a nossa Diretoria e com a experiencia e competência da nossa Vice-Presidente a Acadêmica Vanessa Rodrigues, foi mais fácil chegar a um conjunto harmonioso.
O que mais foi trabalhoso fora a composição do Grão-Colar, e neste quesito a experiencia de quem faz foi fator determinante, o nosso querido Pedro da OM Medalhas nossa parceira em Portugal nos auxilou bastante.
Portanto temos graças a competência de uma equipe, hoje temos um conjunto de joias digna de uma grande academia.
Ascom/ALB: Muita gente acha que ser detentor de honrarias ou outorga-las é nada mais que ostentação e que é algo cafona sem sentido nos dias atuais, o que o Sr. tem a falar sobre isso?
CV: Bem pertinente a sua pergunta!
Eu tenho como um dos princípios o de respeitar opiniões, mesmo que não concorde em parte ou em sua totalidade de uma e como formador de opinião luto para garantir que estes quem tenham opiniões contrarias tenham o pleno direto de manifesta-las.
Como pessoa quem tem respeito pela a cultura e respeito as tradições, seria contraditório eu achar ser cafona ou fora do contexto atual manter a tradição de homenagear e dar o devido reconhecimento aos que se destacam com ações e feitos meritórios de relevância em prol das artes e da cultura.
Ostentação? Bem, uma medalha ou uma coroa de louros são feitos para serem usados, como simbolo do reconhecimento recebido pelos seus méritos. Portanto é claro que quando usamos estas horaria recebidas em sinal de respeito e agradecimento a quem nos concedeu, estamos no sentido da palavra ostentando. (Risos) Acredito que nestes comentários deva haver uma pontinha de vontade de ter uma. (Risos)
Portanto os Gregos que era uma das mais intelectuais e avançadas civilizações já o faziam, com coroas de louros e posteriormente ramos de oliveira. Que apesar de não terem valor material era para os outorgados e suas cidades de origem motivos de grandes festas e criação de estatuas dos homenageados etc...
As grandes instituições de ensino no mundo tem, conjuntos de Joias (Colares, Grão-Colares, Comendas, Grã-Cruzes, Medalhas de Mérito), órgãos governamentais em todo mundo em todas as esferas de poder, Casas Reais e Principescas, Academias de Letras, Artes, Cultura, Ciências.
Ou seja todas estas instituições o fazem para impor uma ditadura da ostentação?
Todas elas estão erradas?
Todas são cafonas?
Fazem para envergonhar quem homenageiam?
Não!
Fazem por algo que é muito maior que elas e que é um dos seus pilares, a preservação de algo que é cultural.
Usa-las em publico ou não fica a critério de quem as recebeu, quando e onde usa-las, o que em nosso caso é dever de oficio. Pois represento não só esta casa, mas também muitas outras entidades e até casas principescas e usos minhas honrarias com orgulho, não por ostentação mas, como sinal de gratidão e respeito aos que me outorgaram e aos que em mim depositaram esperanças e desejo de sucesso. Uso-as por estar Presidente desta casa e representa-la como dita as mais honradas e nobres tradições.
Portanto receber uma honraria e usa-la, se na visão de alguns é cafona, na de muitos outros é preservar tradições.
O mundo é na verdade o fórum apropriado para isso, ter opiniões e elas estão ai e devem ser respeitadas.
Quem quiser conhecer o conjunto de Joias da ALB/Suíça acesse: http://albswiss.blogspot.ch/2013/12/ato-00613-conjunto-de-joias-que-compoe.html
Ascom/ALB: Neste momento no Brasil esta acontecendo simultaneamente a esta apresentação uma cerimônia de Diplomação, o que isso representa e o que espera dos novos acadêmicos?
CV: Bem, para nós a certeza de esta trabalhando bem e de que ha muito por ser feito.
Pois a cada vez que é aberto edital para eleição de novos acadêmicos ou escolha de novos membros (Comendadores, Embaixadores das Artes e da Cultura), a grande procura nos mostra que estamos a gerenciar uma Seccional/Internacional de sucesso e que busca compartilhar seus sucessos e conquistas com seus membros.
Eu, a nossa competente e lutadora Vice-Presidente Vanessa Rodrigues todas as comissões e seus membros temos sempre como meta o projetos e ações que visam o coletivo. Pois uma Academia é feita de pessoas e temos aqui reunidos como membros desta casa a pessoas de mentes brilhantes e são elas as responsáveis pelo avanço e sucesso da ALB, como um todo. A responsabilidade do sucesso e conquistas é de todos nós!
Quanto aos novos acadêmicos empossados hoje em cerimonia conjunta com o nosso grande parceiro que é quem nos concede espaço o CONINTER - Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes. Dou-lhes boas vindas e quero dizer que é um grande prazer ter pessoas do mais alto gabarito no que tange as letras e as artes, tomando posse no dia de hoje. Figuras quem vem somar com os acadêmicos veteranos desta casa, para que possamos continuar crescendo. Espero que cada um cumpra com suas obrigações e responsabilidades com esta casa e que esta casa possa ser sempre o abrigo destes imortais e continue sempre a ser um observatório e um forum permanente de discussão e caixa de ressonância dos anseios da sociedade.
Ascom/ALB: No balanço das atividades ações e conquistas da ALB/Suíça, enviado a todos os membros e aqui no Blog apresentado. O Sr. Apresentou pontos positivos e conquistas importantes.
Pode aqui pincelar os mais relevantes?
CV: O ano de 2013, graças a Deus, foi de absoluto sucesso, se fosse trazer aqui tudo a materia seria muito longa mas posso aqui destacar alguns destes sucessos. Pois na verdade todos são relevantes não ha como medir a importância de cada um e sim dizer que a soma desta importância é o secesso:
1 A criação da nossa nova Comenda Acadêmica (Medalha do mérito Litero-Cultural Euclides da Cunha: http://albswiss.blogspot.com.br/2013/03/ato-da-presidencia-000113-nova-comenda.html
2 A instalação de novas Seccionais na Europa, visando fortalecer a internacionalização de nossos acadêmicos e suas obras através de uma rede:http://albswiss.blogspot.com.br/2013/06/alb-instala-novas-seccionais-na-europa.html
3 Publicação e lançamento do primeiro projeto coletivo de internacionalização dos nossos acadêmicos e simpatizantes, a Antologia a Era das Palavras I:http://albswiss.blogspot.com.br/2013/07/albsuica-faz-o-lancamento-nacional-da.html
4 A assinatura do Convenio para publicações coletivas da ALB/Suíça (Antologias etc..) e projetos individuais dos nossos acadêmicos (Livros, Teses, etc..) Com valores bem inferiores aos praticados pelo mercado, visando viabilizar aos nossos acadêmicos e simpatizantes condições reais para publicar suas obras:http://albswiss.blogspot.com.br/2013/08/a-albsuica-assina-convenio-com-cogito.html
5 A participação efetiva como entidade consultiva e participativa na Construção do PMLLB-Plano Municipal da Literatura do Livro e da Biblioteca. A convite da Prefeitura Municipal de Salvador/Ba: http://albswiss.blogspot.com.br/2013/04/a-alb-atraves-da-sua-seccionalsuica-ira.html
6 Lançamento da Antologia Internacional a Era das palavras I, na Europa : http://albswiss.blogspot.com.br/2013/10/alb-inicia-era-da-internacionalizacao.html
O registro de transparência junto a EU-União Europeia. Com isso damos um grande passo no que tange a expansão da nossa ALB no velho mundo, bem fortalecer aquilo que temos de precioso que é a nossa credibilidade. Junto a entidades parceiras, governos e o mais importante que são os nossos membros.
Fazemos parte do Rol de entidades conceituadas no mundo que tem registro de transparência na UE.
Fazemos parte do Rol de entidades conceituadas no mundo que tem registro de transparência na UE.
**********************************************************************************
O processo de registro junto a *ONU, em um dos órgãos desta entidade (*NGO Bsanch) ligado a entidades da Sociedade Civil. Este processo visa garantir um assento como entidade consultiva no que tange a cultura, sociedade, direitos humanos e desenvolvimento.
já estamos registrados como entidade mais nossos objetivos são maiores.
já estamos registrados como entidade mais nossos objetivos são maiores.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Recebemos o registro definitivo como entidade inscrita no ONU/Global Compact (Pacto Global/ONU)
*******************************************************
Estas e muitas outras conquistas!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Ascom/ALB: Aproveitando o período do natal, qual mensagem que o Sr. deixa aqui para todos?
Este gesto é simbólico pois o espirito do amor e caridade habita em nós.
Deveremos sempre manter esta arvore acesa em nós.
Sempre!
Para que o gesto simbólico da noite de Natal, seja uma reafirmação das nossas ações durante todo o ano.
Feliz viver, pois o Natal pode durar toda uma existência em cada um de nós.
Basta querermos..."
("O Espirito", by Carlos Ventura)
Pax et Luz
======================================================================
Dando prosseguimento a esta maravilhosa matéria de fim de ano vamos até o Rio de janeiro saber como foi o evento de Diplomação da ALB/Seccional/Suíça.
Dia
13 de Dezembro - ALB/Suíça em cerimônia conjunta com nosso parceiro CONINTER - Posse dos seus Novos Imortais.
No evento realizado pelo nosso parceiro o CONINTER – Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes que é presidido pelo Confrade Dom Alexander Comnène Palaiologos.
A Vice-Presidente da ALB/Suíça Vanessa Rodrigues
e o Acadêmico Imortal José Eduardo Cavalheiro da Silva, deram posse aos novos Acadêmicos e membros correspondentes da nossa ALB/Suíça.
Estiveram presentes os Acadêmicos e Acadêmicas/ALB, Franklin Lopes, Dr. Kid Moreira, Dr.João Wilton, Dra. Katia Maria Bobbio,, Ângela Maria Cândido.
Estiveram presentes os Acadêmicos e Acadêmicas/ALB, Franklin Lopes, Dr. Kid Moreira, Dr.João Wilton, Dra. Katia Maria Bobbio,, Ângela Maria Cândido.
Na
ocasião foram Outorgados com a Comenda Euclides da Cunha no Grau de Acadêmicos
Imortais:
Beatriz
Campos
Cláudio
de Almeida Hermínio
Marcia
Mendes
Marisa Gonçalves de Almeida
Marisa Gonçalves de Almeida
Potyra
Najara
Andréia Costa
Carlos Máximo
Andréia Costa
Carlos Máximo
No Grau de Comendador:
Dom Alexander
Comnène Palaiologos
Dom
Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho
Dr.
Hércules Nascimento
Cel. Regis Lermen
Karla Simões (Jornalista)
Recebeu
a Medalha Euclides da Cunha no grau de Honra ao Mérito:
Jose
Demontier Dos Santos
Galeria de Imagens:
Vice-Presidente/ALB para Europa, Vanessa Rodrigues, Presidente da CONINTER Dr. Alexander Comnène Palaiologos
Franklin Lopes
1-Beatriz Campos, 2-Potyra Najaja 3-Karla Simões
Acadêmicas ALB/Suiça: Dra. Katia Bobbio, Dra. Ângela Maria Cândido
Comendadores: Dom Alexandre Carvalho, Karla Simões e Dom Alexander Comnène Palaiologos
1-Marcia Mendes, 2-Claudio Hermínio, 3- Vice-Presidente/ALB-Suíça Vanessa Rodrigues, 4-Potyra Najara 5-Beatriz Campos
1- Comendador Dr. Hércules Nascimento, 2-Pr. José Desmostiner, 3-Acadêmico Eduardo Cavaleiro
Comendadora Karla Simões
Acadêmicos: Eduardo Cavalheiro, Vanessa Rodrigues e Selene Antunes
Materia: Ascom/ALB-Suíça
Nenhum comentário:
Postar um comentário