terça-feira, 25 de março de 2014

Outorga da Ordem do Mérito OS SERTÕES, no Rio de Janeiro/Brasil - Eventos no Brasil





Dia 14 de Março aconteceu na cidade do Rio de Janeiro um encontro cultural entre Academias e Entidades Culturais e Artisticas de todo o Brasil.

O evento realizado na Sede da FALARJ, foi organizado pelo CONINTER – Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, que é presidido pelo Príncipe Dom Alexander Comnène Palaiologos

Foi neste grandioso evento que a ALB/Suíça, lançou e outorgou a Ordem do Mérito Os Sertões. (Saiba mais sobre a Ordem: Ordem do Mérito OS SERTÕES )

Um evento que contou com a presença de diversos acadêmicos, artistas, poetas, escritores   emissoras de TV/Radio e autoridades de todo o Brasil.
Além de outorga da Ordem do Mérito OS SERTÕES, foram outorgados titulos de Comendadores e Acadêmicos desta casa.

A Medalha Mérito dos Sertões em seus diferentes graus, é considerada uma das mais belas medalhas do país, além de sua importância no reconhecimento dos artistas, literatos empresários, e pessoas que trabalham da promoção da cultura da Paz e Direitos Humanos. Destacando-se no cenário nacional e internacional.





Grandes personalidades acadêmicas estavam presentes neste evento que durou por volta de 3 horas descontraídas e solenes ao mesmo tempo.
A Presença do Presidente da ALB/Suíça Conde Carlos Venttura, foi motivo de grande alegria para os artistas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e aqueles que puderam rever esse grande artista e literato.


Na comitiva da ALB/Suíça estavam presentes sua Vice-Presidente a escritora Vanessa Rodrigues, a escritora Janaína da Cunha bisneta do inesquecível Euclides da Cunha Patrono da Academia, A Comendadora Karla Elizabeth Victoria Simões, o acadêmico José Eduardo Cavalheiro da Silva que também é Vice-Presidente da ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio/RJ parceira da ALB/Suíça, a poetisa Selene Antunes, Sol Figueiredo, Silvia de Araujo Motta e tantos outros artistas que abrilhantaram a noite e deram um show de simpatia e talento.

No seu discurso o Presidente da ALB para Europa e da Seccicional Suíça, falou da importância do evento onde estavam presentes, diversas entidades, autoridades e artistas. Dando enfase no fortalecimento do movimento de academias no Brasil.
Disse que estes grandes encontros  na Sede da FALARJ-Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro, é a prova de que o meio não precisa de disputa e sim de união para que se consolide o movimento como um todo fazendo destas entidades fóruns permanentes de dialogo com a sociedade transformando-as em caixa de ressonância dos anseios da classe artística, literária e de toda sociedade.
 



                               °*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°


Na ocasião o Presidente Dr. Carlos Ventura foi um dos agraciados com a Comenda da Paz Nelson Mandela, passando a ser Comendador da CONINTER-
 Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes.
CONINTER, também outorgou a personalidades do meio artístico a Comenda Nelson Mandela, uma destas personalidades foi o Ator Anselmo Duarte

          




A Vice-Presidente da Seccional Suíça e Vice-Presidente/ALB para Europa, Vanessa Rodrigues, recebeu a mais alta honraria academica o Grão-Colar da ALB.



                                          


                                                                  



*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"*"


Dr. Carlos Ventura falou sobre a importância do evento para o movimento de Academias no Brasil.

Ascom/ALB: Dr. Carlos Ventura qual a importância deste evento para o movimento de academias no Brasil?
CV: Eventos como este tem uma grande importância e significado para o movimento de academias no Brasil, pois as entidades e acadêmicos aqui presentes representam o melhor do movimento de academias no Brasil em um só espaço.
Entidades, acadêmicos e pessoas do mais alto gabarito, que tem respeito e zelam pelo movimento e buscam com ele agregar um novo olhar sobre o que são as modernas Academias.

Ha tempos o movimento era hermético e sem movimento onde um pequeno grupo de notório saber reuniam-se para se auto adorar.
Hoje ainda não é diferente em alguns modelos, mas nós aqui reunidos mostramos que é possível ser diferente.
Aqui como fora visto tivemos um pouco de tudo, historia, sociedade e a preocupação de implementação de uma cultura de promoção da paz através do movimento de academias.
Além de um dialogo franco com a sociedade afirmando de maneira clara que estas entidades aqui presentes são fóruns permanentes de dialogo e representação da Sociedade, da Cultura e das Artes.

Os modelos de entidades herméticas estão aos poucos sendo abandonados, graças a nossa insistência em  ter um movimento de portas abertas, buscando ter além do dialogo com a sociedade e todas as entidades sejam elas ligadas a cultura e as artes ou não.
Sem contar que aqui buscamos de fato preservar, valorizar  e dar enfase ao saber popular pois sem esta fonte em que o saber acadêmico sempre bebeu e em raras exceções enfatizou é de vital importância para uma sociedade.

Da a importância e valorização aos mestres dos saberes estes Doutores da cultura popular é a forma de garantir as gerações futuras a continuidade e a existência das culturas e das artes populares.
Este para mim é o trabalho mais importante que temos feito enquanto entidades.

Um evento tem pontos principais, o primeiro é o motivo, o segundo a sua importância e o terceiro e mais importante são as pessoas nele presente, pois são elas que fazem do evento grandioso e aqui todos nós estamos de parabéns!

Ascom/ALB: Presidente hoje a ALB/Suiça faz o lançamento no Brasil da Ordem do Mérito OS SERTÕES, como é estar no Brasil especialmente para este motivo e o que isso significa para a ALB.

CV: Primeiro quero dizer que hoje a ALB, está em festa, porque fazer o lançamento da Ordem do Mérito OS SERTÕES, no Brasil era a condição 
Sine qua non, para que este projeto tivesse existo. Principalmente aqui no Rio de Janeiro, estado de nascimento do Patrono da ALB/Suíça Euclydes da Cunha. 
Estar no Brasil especialmente para isso é emocionante e outorgar a Ordem a Mulheres e Homens de valor, não poderia ser mais honroso para mim.
Inspirada na celebre frase do querido Euclydes: 
O sertanejo é, antes de tudo, um forte! 
Buscamos com este mote valorizar e reconhecer aqueles que com seu trabalho e sua força, tem se destacado nas áreas das artes, cultura, literatura, direitos humanos, paz e sociedade.E a expectativa que todos os agraciados e pessoas que aqui estão em ver a joia criada para este projeto superou todas as nossas expectativas. Bem como o numero de indicados que fora um dos maiores, onde o Conselho da Ordem teve um trabalho grande e criterioso para escolher os nomes. E o significado disto para nossa casa é que teremos condições maiores de fazer com que mais pessoas possam ser merecidamente reconhecida pelos seus êxitos em suas áreas e com isso disseminar a ALB como um todo através destas pessoas.

Ascom/ALB: Presidente o senho recebeu muitas homenagens esta noite e fora muito festejado, esperava esta calorosa recepção uma vez que participa no Rio de uma cerimonia tão disputada como esta?

CV:  Bem, primeiro eu quero agradecer as entidades que nos outorgaram suas mais altas honrarias, pois acredito ter feito por merecer.
 Receber a Comenda da Paz Nelson Mandela e a Ordem do Mérito Maria Quitéria além de outras é motivo de orgulho e alegria.

Digo sempre que junto com os louros vem as responsabilidades e farei de tudo para honrar com esta confiança em mim depositada.
Quanto as pessoas que aqui me foram carinhosas e receptivas eu não poderia esperar algo diferente dada a qualidade de mentes e pessoas que nesta noite aqui se reúne. 

A fina flor do movimento acadêmico brasileiro esta aqui reunido e eu tenho é que agradecer a Deus por esta aqui presente, compartilhando energias, saberes e emoções com cada pessoa aqui reunida.



****************************************************************************************




Tomaram Posse como Imortais desta conceituada Academia os escritores:


Debora Moreno
Luiz Antonio Cardoso
Renato Sastre Pratini
Sandra Ribeiro
Solange Figueiredo
Mágda Regadas Resende
Diana de Almeida
Maria Rita Gramigna

Soira Celestino
Silvia Helena de Carvalho






 









Foram outorgados como Comendadores os artistas e ativistas:

Sandra Ribeiro
Din Rose


Foram outorgados com a Medalha Mérito Os Sertões pelas mãos do Presidente e da Escritora e Jornalista Janaína da Cunha (Bisneta de Euclydes da Cunha) os seguistes destaques acadêmicos e artísticos:



Gilberto Madeira Peixoto
José Eduardo Cavalheiro da Silva
Luiz Antonio Cardoso
Luiz Carlos da Costa Paula
Rosangela Aparecida de Carvalho
Sandra Ribeiro
Silvia Araújo Motta
Solange Figueiredo
Roberto Ferrari
Rogério Araujo (Rofa)
Mia Malafaia 

Karla Elizabeth Victoria Simões,
Costa Paula
Jailson Santos
Diana de Almeida
Suely Ribella
Marisa Gonçalves de Almeida
Beatriz Campos
Maria Carolina Amaral
Silvia Helena de Carvalho

Eliane Auer
Hércules Nascimento
Alexander Comnène Palaiologos
Dep. Federal. Liliam Sá

José Eduardo Cavalheiro



 






                                                                                      


°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+°+

Além da Cerimonia de Outorga no evento em parceria com a COINTER na FALARJ, tivemos a outorga da Ordem do Mérito Os Sertões a Dep. Federal Liliam Sá. Na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, no dia 21/03/14.

A Deputada que é relatora da CPI do Turismo e Exploração Sexual Infantojuvenil.
Recebeu a Ordem do Mérito OS SERTÕES no grau de DAMA, indicada pela Comendadora Karla Elizabeth Victoria Simões Chanceler da ALB/Suíça, na sessão especial da Camara de Vereadores do Rio de Janeiro que lhe outorgou o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto.

O Presidente/ALB para a Europa Dr. Carlos Ventura teve a palavra na tribuna daquela casa legislativa e exaltou o trabalho realizado pela parlamentar em defesa dos direitos humanos e da criança e dos adolescentes. Parabenizou aquela casa parlamentar pela outorga da mais alta honraria da cidade do Rio de Janeiro a Deputada Liliam Sá.




 





 



*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*


No dia 21/03 aconteceu em Niterói-RJ/Brasil o lançamento do livro Arte da Imaginação, da Acadêmica Imortal Debora Moreno.
No memorial Roberto Silveira, no conjunto arquitetônico projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer.





               

                                         

Estavam presentes o Secretario de Educação de Niteroi, a Presidente da Academia Fluminense de Letras, além da Escritora Imortam/ALB e Jornalista Janaína da Cunha a Comendadora Karla Simões e o Escritor Paulo Cesar Gomes.
Alunos da rede publica prestaram uma homenagem a escritora declamando poemas.

 

                                             



                                                                 
O Presidente da Seccional/ALB-Suíça Falou da importância do conjunto literário da escritora Debora Moreno e da sua presença como acadêmica na ALB.
Encerrou sua fala dizendo:




       
...Debora Moreno, independente de sua origem é uma guerreira e uma Escritora com E maiúsculo e não poderia estar em outro lugar senão no lugar dos melhores que é a nossa ALB..



Após o evento de lançamento foi servido um delicioso Buffet.





Matéria: Ascom/Alb/Suiça

6 comentários:

  1. Parabéns ao Presidente Carlos Ventura e a todos aos homenageados nesta cerimônia!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos envolvidos.
    Sinto me honrada em ser membro dessa família.
    Michelle Zanin

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!! O grande poeta e escritor Paulo Cesar Gomes presente no Lançamento da Debinha, tudo muito lindo mesmo!

    ResponderExcluir

Mensagem: