sábado, 14 de junho de 2014

ALB e seus reflexos no mundo! O que a ALB faz para tornar o mundo que vivemos melhor?





Você já se perguntou o que tem feito para buscar soluções aos grandes problemas globais?
Mas já deve ter pensado o que fazem as entidades acadêmicas no que tange ao mundo que as cercam?

Quando pessoas e entidades sérias querem de fato trabalhar em prol da sociedade como um todo basta o primeiro passo que é o querer fazer, e depois o faz de forma concreta em Fóruns apropriados.



Isso que faz a diferença!






A ALB-Academia de Letras do Brasil através da sua Seccional Suíça e outras entidades acadêmicas no Brasil, fazem parte do UN Global Compact. Forum mundial que discute os grandes problemas globais.
Tais como Educação, Saúde, Segurança, Cultura, Fome e outros.
Juntamente com diversas entidades de diversos seguimentos no mundo, dando sugestões e trocando conhecimentos.


















Assim trabalha a ALB/Suíça e outras entidades Acadêmicas de Literatura, Artes e Cultura e Musica, no Brasil. Cumprindo a missão de ser um fórum permanente de dialogo com a sociedade e sendo dela caixa de ressonância dos seus anseios e duvidas, junto a organizações públicas e privadas.

Pois uma entidade que não dialoga com a sociedade e não trabalha em prol de ser um espaço permanente de troca de experiências e propostas, não pode e nem deve ser vista como séria.
Existe um mundo que nos cerca e não podemos viver isolados dele, a sociedade espera muito mais que honrarias ou cerimonias pomposas. O mesmo mundo onde celebramos vitorias também sofre suas amarguras e sofrimentos e viver num aquário não nos torna úteis a sociedade como um todo.

Honrarias e cerimonias fazem parte da rotina acadêmica, seus ritos e outorgas são importantes e devem ser preservados.
Dar o devido reconhecimento aqueles que trabalham em prol das letras, artes, cultura e direitos humanos não é só o dever de uma entidade ou de qualquer órgão seja ele publico ou privado, que estatutariamente e regimentalmente tenha como um dos seus propósitos este fim.
Mas, tudo isso não pode ser mais importante que o dialogo com a sociedade e de estar atento e prontos a buscar com ela construir meios de melhorar o mundo que vivemos, e dar a nossa contribuição como parte da sociedade.
Pois não vivemos numa ilha de vaidade cercada por um mundo que apenas nos assiste como peixinhos num aquário, e é esta imagem que muitos tem de nós.
Porque ao longo do tempo tem faltado o dialogo com a sociedade, e digo o dialogo sobre o que ha por trás de cada Brasão destas entidades e quais as contribuições que elas dão para uma sociedade mais justa, com justiça e paz?

Não quero nos isentar de que houve lentidão para que este dialogo passasse a ser constante e mais direto. Todo processo solido de construção é lento, para que no fim das contas possamos ter muito mais acertos que erros.
Isso tem sido feito ao longo da existência e construção da ALB, agora com mais força através das diversas Seccionais em mais de 80% do território nacional e Seccionais em mais de 5 continentes.


Prof. Dr. Mario Carabajal Lopes
Presidente-Global da ALB


Na verdade o processo de dialogo da ALB com a sociedade, não começou agora e sim desde a sua fundação através do nosso Presidente Global Prof. Dr. Mario Carabajal Lopes. Homem de visão e atento as necessidades da sociedade, sabedor de que a construção de um mundo melhor passa pelo olhar aprofundado ao mundo que nos cerca. Dr. Mario que tem inserido projetos sociais no ambiente acadêmico e com grande maestria tem conseguido lograr êxito.
Com arrecadação de alimentos cobertores, ajuda de especialistas e entidades tem contribuído para minimizar a vida dos que vivem na rua e em situação de extrema pobreza.

Preocupado sempre em ajudar o próximo e fazer do movimento de academias no Brasil um movimento a cima de tudo solidário, mantém um dialogo constante com as Seccionais da ALB, no Brasil e no exterior buscando trocar informações e experiências no sentido de consolidar o movimento de solidariedade e dialogo com a sociedade.


"O canto, poesia, diplomas, medalhas e títulos, são lindos. Mas necessitamos mais do que honrarias à efetiva participação das brilhantes mentes dos literatos à resolução dos graves problemas sociais" (Mário Carabajal).


A ALB como um todo vem caminhando neste sentido quando através da sua Seccional/Suíça, foi buscar participar de um dos órgãos mais importantes no que tange a entidades da sociedade civil organizada que é o NGO-Branch (United Nation Depatment of Economic end Social Affairs).
No sentido de trocar experiências com entidades em todo mundo e através desta troca poder contribuir de forma significativa com o mundo em que vivemos. Aprendendo a executar ações e projetos não só sociais mas também voltados a difusão da literatura e das artes como um todo.



Todas estas conquistas se deram através de um esforço concentrado da ALB/Suíça, que através do seu Presidente Dr. Carlos Ventura, a Vice-Presidente Vanessa Rodrigues e todos os membros das comissões, com o total apoio da Presidência Global/ALB. Não mediram esforços para que fossem possíveis estas conquistas em prol de fortalecer o dialogo com a sociedade e com esta troca transformar a ALB num fórum permanente de discussão dos anseios da sociedade e suas perspectivas para um mundo melhor.


  

Hoje o Presidente/ALB for Europe Dr. Carlos Ventura é quem esta a frente do dialogo com estes órgãos importantes no mundo.
Representando a ALB e movimento de academias no Brasil juntamente com outros Presidentes de entidades acadêmicas do Brasil.
Tais como: FEBLACA, CONINTER, ANBA, ARTPOP, ACLA/MG, CONAHCLA, MOVIMENTO UNIÃO CULTURAL  e outros.

****************************************************************



De forma gradativa e através de trabalho árduo e seriedade no que fazemos é que conquistamos o registro de transparência na UE-União Europeia.



*****************************************************************


Estamos criando parcerias com associações no Brasil e no exterior para instalação de bibliotecas ou salas de leituras para popularizar e democratizar o acesso ao livro e a literatura.

Uma das parcerias ja firmadas é com a Beluna Cia de Arte.
Onde estaremos sendo parceiros na doação de livros para o acervo da biblioteca do seu espaço cultural em Salvador-Bahia-Brasil, bem como outras na Capital Baiana.


O projeto de Antologias Internacionais visando internacionalizar autores brasileiros e suas obras é outro grande projeto desta casa visando da a todos autores o direito de internacionalizar suas obras e poder publicar em outras línguas. Coisa que só era até pouco tempo possível para alguns.




Foi assim na Antologia Internacional Multiacademica I e Antologia Internacional A ERA DAS PALAVRAS II.
Ambas bilingue, a ANTOLOGIA I em Português/Inglês e a Antologia II em Português/Alemão.
Um projeto que é via de mão dupla que visa lutos povos compreender nossa cultura e nossa língua através da sua própria língua ou língua que domina. Fazendo com que também, conheçam nossa língua e nossos autores. Pois é distribuído no Brasil e na Europa.
Democratizando e abrindo portas, no sentido de fortalecer um movimento de escritores brasileiros no mundo.




Em 2013 a ALB através da sua Seccional/Suíça participou como entidade na construção do Plano Municipal do Livro da Biblioteca e da Literatura da Cidade do Salvador-Ba.
Onde contribuiu com propostas e ideias para implementação do plano numa das maiores capitas do Brasil

O Presidente da Seccional Suíça esteve em reuniões com a Vice-Prefeita de Salvador Profa. Célia Sacramento para discutir a participação da ALB e outras entidades na criação do Plano Municipal do Livro e da Literatura.



O Ator e Diretor Teatral Tonny Ferreira, Dr. Carlos Ventura e a Vice-Prefeita de Salvador a Prof. Celia Sacramento.
Reunião sobre o Plano e a participação da ALB.


A ALB que esta presente em mais de 80% do território nacional e no exterior  trabalha de forma coordenada para construir um dialogo proveitoso e saudável com a sociedade em diversos assuntos, seja na questão literária, artística e cultural, quanto nas questões ligadas a áreas sócias e direitos humanos.
Fazer a diferença é isso, fazer diferente!
Isso nós estamos sempre na buscando fazer e aprender, compartilhando este aprender com entidades da sociedade civil organizada, órgãos governamentais, privados e pessoas que buscam o mesmo interesse que é construir uma sociedade mais justa.
Tendo a literatura e as artes como ferramenta para esta mudança.

**********************************************


Portanto assim como a ALB, outras entidades Acadêmicas tem trabalhado no sentido de transformar o mundo e fazer dele um lugar melhor para todos.
Em caso de dividas procure seus dirigentes temos certeza que estes vão estar felizes em dialogar e expor seus projetos e trabalhos.


Então cada vez que você ver uma entidade outorgando uma honraria dando o devido reconhecimento a quem de fato é merecedor, saiba que por trás deste gesto existe muito mais que distribuir medalhas, existe trabalho e competência na busca de uma sociedade mais justa.
A intenção de reconhecer méritos é só um rito, mas o gesto de buscar transformar a sociedade deve ser sempre o mote.



"...O que nos fazem Mulheres e Homens melhores a cada dia, não são os títulos, honrarias ou prêmios recebidos isso são as conseqüências.
O que nos fazem melhores é labor árduo e a vontade de fazer deste labor algo de bom para a sociedade, não visando o reconhecimento e sim visando ser útil nesta breve passagem por este plano.
E ser útil para alguém nos torna melhores e merecedores do melhor prêmio já recebido, o Agradecimento. 
Que pode não vir em forma de palavras e sim de um gesto que vale mais que o ouro, o Sorriso..."



("Ser o Ser", by Carlos Ventura)







Matéria: Ascom/ALB-Suíça 









18 comentários:

  1. Concordo inteiramente e dou o maior valor aos que utilizam o seu talento e trabalho para unir pessoas e entidades e atingir os objetivos propostos de construir uma sociedade mais justa. Os meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabenizo ao Confrade Carlos Ventura pelo exemplar desempenho em prol das artes, da cultura, educação etc, mundo afora e seu valoroso contributo para que o trabalho seja efetivo e duradouro. Parabéns!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Meus amigos, eu acredito que um grupo de pessoas que ajudam a melhorar a vida de seus semelhantes por meio de propostas, são na realidade cidadãos plenos. A academia esta de Parabéns ao incentivar a participação de seus integrantes nas decisões a serem tomadas pela sociedade.Parabéns a todos. Se possível quero participar do grupo que venha a discutir as questões relacionadas a Educação e a Segurança.

    ResponderExcluir
  3. Prezados senhores. O trabalho que a ALB desenvolve através do seu presidente Carlos Ventura e a Vice presidente Vanessa Rodrigues não só no Brasil mas em todo o mundo ,é simplesmente Admirável e nos faz acreditar que é possível sim contribuir para um mundo melhor e uma sociedade mais justa e solidária, Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tenho acompanhado ha algum tempo os trabalhos realizados por esta entidade, que me fez dar um voto de confiança a esta coisa de academias.
    Dentre muitas que ha por ai esta depois de larga pesquisa convenceu-me que de fato é seria. Espero que assim como esta haja outras para trabalhar de fato a nossa cultura e dar esperança aos jovens neste país que sem ter o contato com a arte estão se entregando as drogas e a bandagem.

    Parabéns!

    Rubens Ataide
    Londrina-PR

    ResponderExcluir
  5. O Movimento de Academias no Brasil é feito na sua grande maioria por pessoas e entidades sérias, que buscam promover a nossa língua e nossa cultura, preservando nosso valores culturais e fazendo do espaço acadêmico fóruns permanentes de dialogo com a sociedade.
    Preocupando-se em trabalhar de forma direta as gerações futuras, democratizando o acesso a leitura e ao livro, bem como as artes como um todo.

    Quero agradecer a todos pelos comentários e dizer que nada disto seria possível, sem o apoio incondicional da nossa Presidencia Global na pessoa do nosso grande mentor e amigo Prof.Dr. Mario Carabajal Lopes, além do apoio dos nossos acadêmicos, Comendadores e Amigos da ALB, entidades parceiras e apoiadores.
    Do incansável trabalho da nossa Vice-Presidente Vanessa Rodrigues e todas as Comissões.

    Agradeço ao Sr. Rubens Ataide/Londrina-Pr pelo seu comentário e pelo voto de confiança. No Paraná e SC, temos inúmeras Seccionais que o nobre pode visitar e constatar in loco, o trabalho por eles realizados.

    Pax et Lux


    Dr. Carlos Ventura
    Presidente da Seccional/ALB-Suíça
    Presidente/ALB for Europe

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meu nobre mestre Carlos Ventura pelo belíssimo trabalho em prol da literatura, da cultura, da arte, do artista, da mensagem edificadora. O planeta agradece pela excelente contribuição. Avante! Abraço de paz.

    ResponderExcluir
  7. Parabens grande poeta Carlos Ventura por ter consagrado a missão de ser Presidente da Insituição localizada na Suíça- Berna com tanto exito, fico honrada por fazer parte nas duas academias e ser sua amiga, forte abraço e continue com essas ideis inovadores para o meio ambiente sustentavel

    ResponderExcluir
  8. EU CONGRATULO O TRABALHO DA ALB E ME ORGULHO DE FAZER PARTE DESTA ENTIDADE! TENS A PARCERIA DA ACADEMIA ACLA/MG DE MANHUAÇU/MG - BRASIL.
    FRATERNAL ABRAÇO,
    COMENDADOR FABRÍCIO SANTOS - PRESIDENTE DA ACLA/MG

    ResponderExcluir
  9. Fazer cultura com qualidade não é tarefa fácil!
    Parabenizo a todos da Academia.
    Adriana Nassar

    ResponderExcluir
  10. Parabenizo a Academia, pelo envolvimento e bom desempenho nas causas que se propõe a defender.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou ALB/ Suíça com muita honra! Participei dos dois volumes da antologia internacional A ERA DAS PALAVRAS, belíssimas obras! Sou comendadora da ALB/ Suíça com muito orgulho. Obrigada, Dom Carlos Ventura por ser esse amigo e nobre Presidente e ativista cultural que é! Abraços fraternos, SOL

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a Academia de Letras do Brasil e a todos os seus integrantes ao se dedicarem a construir um mundo mais solidário. Me sinto honrado em fazer parte da Academia.
    Cláudio Hermínio

    ResponderExcluir
  13. Meu querido, competente e automotivado amigo, Dr. Carlos Venttura
    Não necessito dizer o quanto o admiro, por sua decisiva atuação à difusão da cultura literária brasileira no cenário internacional.
    Amigo e admirador incondicional

    Prof. Dr. Mário Carabajal
    Presidente Global da Academia de Letras do Brasil

    ResponderExcluir
  14. Como membro e acadêmica desta honrada ALB, parabenizo o Presidente Carlos Ventura pela dedicação e êxito que vem desempenhando seu trabalho. Que continues com este entusiasmo, caro mestre, com esta capacidade de liderança como exemplo, fazendo a história desta Academia como modelo de instituição para a excelência no mundo. Muita admiração é a palavra que tenho para definir o que sinto pela sua capacidade em ser um grande e sábio Presidente! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns,nobre Presidente pela excelência dessa Instituição tão renomada e por compartilhar conosco tão brilhante desempenho. Saudações literárias.

    ResponderExcluir
  16. Fazer o mister de interação com a sociedade e divulgação das cultura através de várias maneiras nos dá o real sentido da Academia de Letras do Brasil.Parabéns pelo magnífico trabalho realizado a frente da ALB seccional Suíça caríssimo Carlos Venttura.
    Maria da Graça de Souza Feijó,
    Vice presidente da ALBSC seccional Ibirama.

    ResponderExcluir

Mensagem: