terça-feira, 8 de agosto de 2017

ALB/Suíça instala Núcleo Acadêmico no Paraná


A Academia de Letras do Brasil/Suíça terá, nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, um núcleo instalado na cidade de Londrina, Paraná  





Vista aérea de Londrina, situada no Norte do Paraná


A Acadêmica Claudia Bergamini lançará, nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, em evento a ser realizado na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, o Núcleo da Academia de Letras do Brasil/Suíça. O projeto concretiza o desejo da acadêmica de promover eventos culturais, desenvolver projetos relacionados a textos literários, à leitura e às artes de forma geral. 
Em etapa final do curso de Doutorado em Letras - Estudos Literários, Claudia deseja valer-se de sua experiência como docente e estudiosa da área literária para dar o pontapé inicial ao primeiro projeto do Núcleo da ALB/Brasil-Suíça em Londrina. 
A acadêmica e o primeiro membro a ser empossado falaram conosco sobre o projeto e a instituição do núcleo na cidade. 



Acadêmica Cláudia Bergamini, responsável pelo Núcleo da Academia de Letras do Brasil/Suíça em Londrina


ClaudiaBergamini: A abertura do núcleo é uma oportunidade que me foi dada pelo presidente da ALB Brasil/Suíça, Dr. Carlos Venttura, para que projetos possam ser realizados. O primeiro deles será posto em prática juntamente com a instauração do núcleo. Trata-se da Estante de Leitura, a qual traz livros para serem lidos por jovens, adultos e crianças que vivem em um bairro mais afastado da cidade. Escolhemos uma região da cidade, conversamos com um microempresário com comércio local, solicitamos um espaço dentro da empresa para acomodar uma estante, feita em madeira e com repartições, cheia de livros. O Senhor Rubens Ribeiro e sua esposa, Luzia Ribeiro, atenderam-nos prontamente e cederam o espaço da revenda de materiais elétricos para que a estante cheia de livros possa funcionar como uma biblioteca. Os livros, frutos de doação, ganharam adesivo identificando quem doou e a quem pertencem, no caso, ao Núcleo de Londrina da ALB/Brasil-Suíça.

ALB: Como será feito o controle para que esses livros retornem?

Claudia Bergamini.: O público que desejamos atingir não tem o hábito de leitura. Dessa maneira, estamos trabalhando com a divulgação, via imprensa local, do projeto. Primeiro precisamos despertar nos jovens, adultos e crianças o interesse em ir até o local e tomar emprestado um livro. É um lugar inusitado, uma revenda de materiais elétricos, a estante será colocada bem na entrada da loja, e isso nos agradou sobremaneira, porque vimos a possibilidade de promover acesso à cultura escrita em um lugar bem diferente. As pessoas  não vão a uma loja comprar alguns metros de fio e costumam encontrar lá livros diversificados, isso é interessante e chama a atenção de alguma maneira. Para o controle, haverá um caderno a fim de que a pessoa anote o nome, telefone e endereço dela, assim como o nome do livro e data em que retirou. Não temos como assegurar que todos os livros serão devolvidos, colocamos o adesivo para identificar. Porém, mais importante que ter o livro de volta é fazer com que haja interesse em ler, em ter em mãos um livro com contos, um romance, poesia, teatro ou crônicas. Enquanto muitos veem nessa atividade algo corrriqueiro, o público-alvo do projeto contempla pessoas que precisam ir, paulatinamente, criando esse hábito. 

ALB: O núcleo de Londrina será instituído com o empossamento de um acadêmico, João Marcos Brandet. De que modo ele está ligado à poesia, à Literatura e aos projetos?

Claudia Bergamini: João, hoje já adulto, foi meu aluno no ensino médio. É um intelectual desde pequeno, escritor, leitor, músico, poliglota e um apaixonado por tudo o que envolve cultura. Participará comigo de cada projeto e falar com ele é uma forma de sentir o quanto está motivado com a abertura do núcleo na cidade. 

João Marcos Brandet: Pretendo difundir a literatura e fazer com que esta se torne íntima e fonte de expressão para a sociedade. Por meio da arte de escrever e ler, o ser humano pode se libertar das correntes de ignorância e parir uma nova linguagem que o levará a conquistar novos objetivos. Estou  disposto a ajudar no que for preciso e necessário para acrescentar conhecimento e exalar o bom cheiro da Língua Portuguesa. Encerro a minha fala com uma definição de Literatura de minha autoria: "A Literatura percorre os meus capilares. Ela realiza a nutrição dos meus ventrículos cerebrais. A sua rica sintaxe e exuberante linguagem penetram o âmago do meu eu poético. Ela chega na ponta dos meus dedos e faz com que estes possam escrever e descrever o quão magnífico é a sua morfologia, estilística e semântica."

João Marcos Brandet,  acadêmico da Academia de Letras do Brasil/Suíça - Núcleo Londrina





Desejamos que a Academia de Letras do Brasil/Suíça - Núcleo Londrina possa exalar todo o fervor que vem da definição de João Marcos Brandet e que outros membros possam juntar-se a vocês para que os projetos ganhem fôlego maior e novos adeptos da boa literatura. 



Matéria: Asscom/ALB-Suíça

Um comentário:

Mensagem: