terça-feira, 22 de outubro de 2019

ALBS - Sessão Solene da Academia de Letras do Brasil-Suíça-Núcleo Acadêmico de Internacional Sergipe/BR.

Em Ação!
Cumprindo uma série de ações planejadas durante o ano de 2018, a ALBS através da Presidência da entidade iniciou uma maratona de visitas os NAis-Núcleos Internacionais no Brasil, cumprimento de agendas com entidades parceiras no Brasil.
Estás ações visam conhecer de perto os projetos executados pelos NAIs, desenvolver parcerias e projetos, com entidades acadêmicas, governamentais, bibliotecas e museus e afins, no sentido de desenvolver atividades conjuntas, promovendo intercambio litero-cultural.


*******

Sessão Solene da Academia de Letras do Brasil Suíça-Núcleo Acadêmico de Internacional Sergipe/BR.
Ocorrida em 16 de outubro de 2019 na Academia Sergipana de Letras-ASL, com abertura oficial pelo Anfitrião e Presidente da Casa Dr. José Anderson Nascimento e o Presidente Dr. Carlos Venttura- da ALB/Suíça.
Houve a execução do Hino da Suíça, do Hino Nacional Brasileiro ao som de sanfona em homenagem ao Dia do Nordestino- 08 de Outubro, com declamação de um poema pela Confreira Salete Nascimento -ALBS/ Sergipe.


Dr. Anderson Nascimento e Conde Dr. Carlos Ventura

Dr. Anderson Nascimento (Presidente da ASL-Academia Sergipana de Letras) fez a abertura de boas vindas a ASL-Academia Sergipana de Letras e ressaltou a importância daquele momento impar.
Disse que era para a ASL uma honra a presença da ALBS na sede da casa da letras de Sergipe.

Conde Dr. Carlos Ventura Presidente da ALBS, agradeceu a ASL pela acolhida na pessoa do seu Presidente e disse que era para a ALBS uma honra e uma grande alegria ser recebida na casa maior das letras de Sergipe, exemplo e pilar das demais casas acadêmicas daquele estado.
Em seu discurso falou da importância das academias na preservação da memória e da cultura, reforçou seu sempre apelo a todas as casas de se buscar dar espaço de fala e acolhimento aos Mestres dos saberes da cultura popular, que patrimônios materiais e imateriais dos estados e municípios correm perigo de morrerem por falta de uma maior atenção. 
Falou sobre parcerias, projetos em conjunto com a ASL, voltados a literatura e preservação do patrimônio, material e imaterial.




Acadêmico Antônio Porfirio de Matos Neto

Em seguida houve a exposição do Trabalho: " A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DE DIREITO DO RECIFE PARA A INFORMAÇÃO DO DIREITO NACIONAL" - pelo Acadêmico Antônio Porfirio de Matos Neto, ele que ocupa a Cadeira de N° 09 da ALB/Suiça- Núcleo-SE e tem como Patrono Fausto Cardoso,Membro do MAC/ASL, da Academia Propriaense de Letras e eleito para a ASL. Que nos levou a compreender a formação do pensamento intelectual nesta instituição "Escola do Recife" desde o seu embrião em meados dos "1700" até os primeiros anos da República.



Em seguida passa-se a entrega de honrarias, onde a ALBS-Seccional Suíça homenageou com o Diploma de Honra ao Mérito a Academia Sergipana de Letras pelos 90 Anos de existência e os serviços prestados a cultura Sergipana.




Ainda foi entregue Moção de Reconhecimento e Aplausos pelo ALBS-NÚCLEO SERGIPE a obra
"Perfis Acadêmico",2018 de José Anderson Nascimento. Esta obra que reúne a biografia dos Membros da ASL desde sua fundação.

O Presidente da ALBS-Seccional Suíça Conde Dr. Carlos Ventura ao entregar o Diploma falou da importância dessa instituição no cenário cultural de Sergipe e no Brasil, pois esses registros ficarão registrados para as gerações futuras.




O Presidente da ALBS- Conde Dr. Carlos Ventura, homenageou o Presidente da ASL com a medalha da Ordem do Mérito de Haia. 

Em sua fala de agradecimento Dr. Anderson Nascimento disse está lisonjeado com a honraria e que a missão literária é "uma tarefa um tanto árdua, mas vale o esforço pela causa, reforçando os agradecimentos ao Presidente da ALBS, e ao Chanceler e Presidente do Núcleo da ALBS/Sergipe Ylvange Tavares, que por motivos superiores não pode estar presente.
O Presidente da ASL Dr. Anderson Nascimento presenteou com exemplares da Revista da Academia Sergipana de Letras e exemplares da obra Perfis Acadêmicos a ALBS (Biblioteca e Presidente da ALBS).




Academico Hugo Arcanjo e  Dr. Domingos Pascoal

Continuando às homenagens foi entregue uma Moção de Reconhecimento e Aplausos da -ACLH-Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades ao Presidente da ALBS for Europe, pelo empenho em difundir a cultura brasileira naquele Continente. 
A Moção foi entregue por Dr. Domingos Pascoal e o Academico Hugo Arcanjo
Acadêmico Dr. Domingos Pascoal de Melo

Tendo um resumo das atividades deste Sodalício pelo Acadêmico Dr. Domingos Pascoal de Melo, membro da ALBS-Nucleo Sergipe e Membro da ASL, Presidente de Honra da ACLH e grande parte das Academias Literárias de Sergipe, após a leitura disse está muito feliz por encontrar-se no registro dos membros desta casa e observou quantos acadêmicos já haviam falecidos e frisou: "já foram tantos!"...






Acadêmica Anabi Jesus

Houve mensagem a José Anderson Nascimento pelo Prof.Vasko- Embaixador da ALBS-SERGIPE em Portugal, e da Confreira Anabi Jesus da ALBS-Nucleo SERGIPE, que declamou no recinto a "Poesia Nordestina" de João Sapateiro.





Vice Presidente da ALBS-Núcleo Sergipe- Solange da Gama Pinheiro

A Vice Presidente da ALBS-Núcleo Sergipe- Solange da Gama Pinheiro, que neste evento conduziu o cerimonial, fez agradecimentos e destacou sobre as contribuições literárias da ASL. 

A solenidade encerrou com a execução do hino do estado de Sergipe!

Veja a galeria de Fotos:

































Matéria: Asscom/ALBS
Fonte: Acad. Solange Gama/NAI-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: