terça-feira, 21 de agosto de 2012

Carlos Ventura de Ativista Cultural a Conde



O Presidente da Seccional/ALB-Suíça, Dr. Carlos Ventura fora recentemente agraciado com diversas honrarias tais como

- Título de COMENDADOR da Soberana Ordem da Águia Dourada de Kastoria

- Título de CHANCELER EMÉRITO do Centro de Estudos Históricos da Coroa de Kastoria

- Título de Doutor Honoris Causa em Artes Plásticas pela Academia do Santo Patriarca Abrahão de
Ciências, Letras e Artes.

Além de ter sido nomeado: CONDE de SARMATHIA pelo Príncipe DOM ALEXANDRE CARVALHO, Chefe Oficial e Jurídico da Soberana Casa Principesca de Kastoria, Ducal de Askos. Chefe da Dinastia Imperial dos Godos de Sarmathia e Cithia
Príncipe Dom Alexandre Carvalho 



Eu Valdeck Almeida de Jesus, Correspondente do Blog as ALB/Suíça no Brasil e Jornalista do Site: Galinha Pulando, fui conferir de perto esta noticia e entrevistei o agora Conde. Carlos Ventura:



ALB-Suíça/Galinha Pulando:  Presidente,  dormir Ativista e acordar Conde para alguém que tem em seu histórico de vida a luta em atividades Artísticos-Culturais, movimentos sociais, associativistas e sindicais, na é uma incompatibilidade com suas lutas de liberdade e uma não elitização das artes? 


Carlos Ventura (CV) : N
ão, Não vejo desta forma pois foram justamente o nosso trabalho e nossa contribuição nestes movimentos que nos levaram a receber este titulo, não há incompatibilidade quando a consequência provem do plantar.



ALB-Suíça/Galinha Pulando:  Agora que és um Nobre o discurso muda? Como vai conviver o Ativista e Nobre?


Carlos Ventura: (Risos) Meu querido, ser nobre é estado de espirito.  Seja um Soberano Rei ou alguém do povo como eu, se não tiver no seu espirito a nobreza de compreender que O Ser como criação da divina sapiência é nobre por que é energia divina. Seus séculos de ancestralidade de nada vão valer, pois a nobreza estar nisto, neste olhar sobre as pessoas e o viver.

Tenho certeza que o Príncipe Alexandre ao me conceder este titulo me concedeu por ter este olhar nobre sobre o viver e a vida.

Quanto ao discurso ele não muda e sim ganha mais Power e passa a circular em meios que não circulava antes e não vejo isso como negativo e sim positivo. Não vejo nada de ameaçador ou problemático lutar pelo respeito as artes e seus principais atores os artistas. Não vejo nada de nocivo no meu discurso quando proponho nele a preservação e difusão da nossa cultura e o livre acesso aos bens artísticos e culturais. Portanto a convivência sempre houve a partir do olhar de que não é o titulo que dignifica alguém e sim o contrario. Pois de nada vale ter um titulo se não podemos honra-lo, se não podemos ser capazes de ver que temos que melhorar como seres a cada dia e isso é que faz com que um titulo ou um premio tenha significado em nossa vida.

ALB-Suíça/Galinha Pulando: Muita gente comenta que em pleno Século 21 com todas as conquistas tecnológicas e históricas ter  um olhar monárquico nos dias de hoje é um retrocesso.  Ter Reis, Rainhas toda uma corte com Marqueses, Condes etc... No Brasil não soa como conto de fadas?
Como você vê estes comentários?




Conde Carlos Ventura



CV: Espero que daqui a mais um século estes e outros aspectos culturais, como as culturas de matrizes africanas e tantas outras tenham sua preservação garantida. Seria uma incompatibilidade com a minha luta e com o que acredito achar retrocesso preservar uma cultura e seus aspectos. Tudo e todos tem  seu lugar no tempo e na historia e para que as gerações futuras compreendam o seu presente há que se preservar os aspectos culturais. Claro que dando as devidas proporções e seu devido valor. Respeitar e preservar tradições não é fazer parte de um conto de fadas, é dar continuidade as coisas boas que cada destes aspectos tem. Se olharmos a miúde veremos  que preservar os títulos nobiliárquicos é garantir que se possa compreender no futuro  o  homem e seu meio. Estes Homens e Mulheres que fazem isso merecem o devido respeito.




ALB-Suíça/Galinha Pulando: Para concluir nossa entrevista o Presidente pode definir este momento em sua vida?



CV: O momento é apesar das vitorias,  para termos a atenção de um pescador para as marés e os ventos, pois é de suma importância ter estes cuidados para continuarmos o labor que nos foi dado a trilhar nesta vida.

Não poderia perder esta oportunidade de  agradecer a todos que direta e indiretamente colaboraram para que tudo isso pudesse acontecer ao Chefe Oficial e Jurídico da Soberana Casa Principesca de Kastoria, Dom Alexandre Carvalho, pela confiança depositada em nosso trabalho  ao outorgar-me estes títulos. Espero poder estar a altura das expectativas, pois buscarei honrar sempre com dedicação e trabalho esta confiança.

Ao querido Marquês Palatino de Kastoria, Dom Iguaci Luiz de Gouveia Júnior, pelas pesquisas feitas que serviu de base para o recebimento dos Títulos de:

COMENDADOR da Soberana Ordem da Águia Dourada de Kastoria

CHANCELER EMÉRITO do Centro de Estudos Históricos da Coroa de Kastoria
DOUTOR HONORIS CAUSA  em Artes Plásticas pela Academia do Santo Patriarca Abrahão de
Ciências, Letras e Artes.
A Deus, minha Família e todos os que com suas boas energias nos ajudam a avançar.





Fonte: Galinha Pulando, 
 Jornal iTEIA
Matéria:  Galinha Pulando, Ascom ALB/Suíça
Por: Waldeck de Jesus almeida

*Valdeck Almeida de Jesus é Jornalista e Escritor, com diversas colunas nos mais importantes portais de noticias da Web e correspondente do nosso blog no Brasil.

9 comentários:

  1. "Regozijo e orgulho" são os sentimentos que nesse momento fazem parte do meu ser, não como elevação pessoal, mas sim como parte de mais uma vitória coletiva.
    Ao ler uma entrevista dessas, não tem como não nos sentirmos agraciados com essas tamanhas honrarias de uma fonte inspiradora e humana que é o nosso querido Dr. Carlos Carlos Ventura, agora nosso Conde, mas que não deixará de ser o nosso amigo, poeta, escritor, compositor, músico e ativista cultura, que nos representa maravilhosamente bem, mesmo que para isso tenha que doar constantemente as suas longas e importantes horas de trabalho e de vida, em prol da nossa preservação multicultural nesse mundo tecnológico e diga-se de passagem, ele faz um excelente uso dessas ferramentas tecnológicas para divulgar e fortalecer a nossa identidade cultural, social e humana.

    E é com o coração cheio de alegria e com a alma totalmente agradecida, que deixo aqui os nossos parabéns ao Caríssimo Nobre Conde Carlos Ventura, que nos faz acreditar que tudo é possível quando temos fé, lutamos e acreditamos!

    Muito obrigada!!!

    Um abraço Fraterno,

    Celeste Farias.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao nosso querido jornalista e escritor Valdeck Almeida pela excelente matéria.

    Paz e luz,

    Celeste Farias

    ResponderExcluir
  3. Acredito que neste caso, este e outros títulos sirvam a abrir canais que dantes se encontravam fechados, para ações ideológicas se manifestarem de forma abrangente. A deferência é insignificante quando se entende que é o ser humano em si, como ente, que merece respeito. Em todo caso, é uma honra - ou deveria dizer, um reconhecimento por um trabalho contínuo, que recebe na formalidade um retorno positivo.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Sr. Presidente e amigo Carlos Venttura. As honrarias e os principados estão dentro de nós como você falou. No entanto, você merece que a sociedade cultura mundial perceba o quanto você é importante para todos nós. Como mesmo disse, Um pescador de cultura e talentos.
    Me sinto honrada em tê-lo como amigo e admiradora!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Valdeck Almeida. São matérias assim que engrandecem nosso blog. Uma personalidade de alto escalão o nosso Presidente Carlos Venttura.

    ResponderExcluir
  6. Bacana, Ventura! Parabéns pelo momentum! Luz e Paz

    ResponderExcluir
  7. Carlos Venttura é um homem exemplar, suas conquistas ao longo de sua jornada cultural e social, só confirmam o que nós já sabemos. É sempre motivo de orgulho quando uma nova comenda, ou melhor, uma nova joia, lhe cobre o peito. Mais conquistas e mais trabalho, assim Venttura encara o que se desvela em sua frente. Parabenizo desde já o sucesso deste nobre companheiro, confrade da Academia de Cultura da Bahia; Presidente da ALB - Seccional Suíça e membro de outras tantas e honradas Academias. Reconheço o estimado Carlos Venttura, como um Conde digno por merecer. Luz, paz e bem!

    ResponderExcluir
  8. Querido e amigo Carlos Venttura, parabéns por mais essa conquista, Nobre Conde........conquista esta arraigada em um trabalho longo, árduo e duradouro com certeza....está plantando bons frutos, escreveu e escreve uma história de benefícios e conquistas a todos nós brasileiros!!!!!Bravoooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao amigo, quando divulgamos a cultura abrimos os olhos e a mente dos seres humanos, somos colocado em outro patamar, um povo sem cultura tende a ser destruído;

    ResponderExcluir

Mensagem: