segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ato:0001/14 Em comemoração ao aniversario do patrono desta Seccional (Euclides da Cunha). A ALB/Suíça cria a Ordem do Mérito OS SERTÕES

Academia de Letras do Brasil
Seccional-Suíça

Atos da Presidência
Ato 001/14
Criação da Ordem do Mérito OS SERTÕES, instalação do Conselho da Ordem




1° No aniversário de nascimento (20/01/14) do Patrono desta Casa EUCLIDES DA CUNHA. O Presidente desta Seccional Dr. Carlos S. Ventura, no uso das suas atribuições, cumprindo as normas estatutárias e regimentais, torna pública a criação da Ordem do Mérito OS SERTÕES, cria o Conselho Para Julgamento e Outorga de honrarias da Ordem e dá outras providências. 




 Medalha de Peito com Fita e Passador



°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°°**°°*°*°°*°*°**°*°*°°**°*°*°*°
Este modelo no Grau de Cavalheiro/Dama

1.1 Ordem do Mérito OS SERTÕES  
Ordem honorífica desta Seccional Acadêmica, que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem interesse e promoção em favor da coletividade Artística, Cultural, Social, Humanitária e em favor da Paz, no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas.
Inspirada na celebre frase do nosso patrono Euclides da Cunha  "O sertanejo é, antes de tudo, um forte", materializa, através das suas honrarias, o espirito de força e coragem dos Homens e Mulheres de Canudos, que lutaram bravamente para defender seus ideais.



2° As outorgas desta honraria se darão através de indicação de membros desta casa ao Grão-Metre da Ordem que depois de análise criteriosa do extrato biográfico do indicado (a) enviará os nomes e extratos ao Conselho para votação.



3° O Conselho fará nova análise dos Extratos biográficos dos indicados e votará dando seu parecer e indicação do Grau concedido.



4° As decisões do Conselho serão irrevogáveis.







5° *Os Graus da Ordem serão:

  • Grão-Colar
  • Grã-Cruz
  • Grande-Oficial
  • Comendador
  • Oficial
  • Cavaleiro e Dama

*As demais joias que irão compor o conjunto da ordem estão a ser criadas e confeccionadas e serão apresentadas posteriormente.



   Componentes do Conselho da Ordem
  • Grão-Mestre (mais alta designação): Presidente da Secciona-Suíça/President-ALB for Europe
  • Grão-Chanceler da Ordem (Vice-Grão-Mestre): Vice-Presidente da Seccional-Suíça/Vice-President-ALB for Europe

Composição do Conselho (Conselheiros
)*

04 Comendadores
04 Acadêmicos

*Os Conselheiros serão indicados pelo Grão-Metre e Vice.
Seus nomes e identidades não serão publicados em qualquer publicação externa por se tratarem de membros que farão por escrutínio secreto a eleição dos indicados à outorga pela Ordem.

Chancelaria da Ordem:




  • Chanceler Representante da ALB/Suíça  e Patronese da Ordem:

     
    Acadêmica Imortal/ALB-Suíça: Janaína da Cunha

7° Esta Ordem em qualquer tempo pode ser desvinculada desta casa e transformada em uma entidade para promoção e apoio às Artes, Cultura etc.., sendo suas honrarias de uso exclusivo da Ordem e seus outorgados.





°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*


8° Nomeações:


A  Acadêmica Eliane Auer assume o Cargo de Chanceler desta Seccional, sendo um das fiéis depositários das Joias desta casa no Brasil.


A Dra Suely Ribela  assume o Departamento Jurídico desta Casa.



9° Fica terminantemente proibido o uso de qualquer honraria desta casa de forma inadequada ao padrão de uso ao qual ela fora criada, bem como a descaracterização de qualquer uma delas para a adaptação ao uso em conjunto com outras honrarias que o outorgado tenha.
(Ex: Grão-Colares, Comendas/Colares, Medalhas de Méritos feitas para uso no pescoço, pregadas a roupa como penduricalhos etc...)



9.1 O Membro desta casa que cometer a falta citada no Art 8°, será denunciado à CAJ-Comissão de Avaliação e Julgamento e será advertido. No caso de reincidência perderá de forma definitiva o título outorgado, conforme registrado em ato, obrigado a devolver a esta casa a honraria recebida juntamente com seu Diploma.



Publique-se e registre-se.

Berna/Suíça 20  de Janeiro de 2014




Vanessa Rodrigues

Vice-Presidente e Secretária-Geral
Vice-President/ALB for Europe


Dr. Carlos ventura/Ph.I

Presidente da Seccional/ALB-Suíça
President/ALB for Europe






PS:

Breve histórico deste grande Brasileiro descrito pela sua bisneta, a Escritora Imortal e Comendadora das Artes, Janaína da Cunha:





No dia 20 de janeiro de 1866, nascia, em Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, o escritor, Euclydes Rodrigues da Cunha. Euclydes foi engenheiro, militar, físico, naturalista, professor, jornalista, romancista, ensaísta, filósofo, poeta, escritor, geólogo, geógrafo, botânico, zoólogo, hidrógrafo, historiador, sociólogo e um dos maiores ativistas socioculturais do Brasil.
Os Sertões é a sua obra mais conhecida. Se fosse vivo, Euclydes, completaria hoje 148 anos de idade. Morreu assassinado em Piedade, subúrbio da Cidade do Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1909.
O IDENTIDADE CULTURAL é um legado de Euclydes da Cunha e dá continuidade a sua ação social dentro da cultura, informação e diversas manifestações artísticas. Essa é nossa homenagem a esse grande ser humano e brasileiro que dedicou sua vida a uma causa maior: SER UM INSTRUMENTO DA CULTURA E DA ARTE EM FAVOR DE SEU POVO, DE SUA GENTE.

"Vemos como é forte esta alavanca - a Palavra - que alevanta sociedades inteiras e derruba tiranias seculares.
                   " (Euclydes da Cunha)

"Estamos condenados a Civilização. Ou evoluímos, ou deixamos de existir.

                        " (Euclydes da Cunha)



Grande exemplo... Bravo... Bravíssimo!!!



Janaína da Cunha




10 comentários:

  1. Agradeço imensamente a minha amada casa, a Acad Letras Do Brasil e sua Seccional Suíça - cujo o Patrono é o Grande Euclydes da Cunha - e meu Amigo-Irmão e Presidente da ALB/Suíça, Dr. Carlos Venttura, pela homenagem em comemoração do aniversário de vida (20/01/2014) desse grande brasileiro, Euclydes da Cunha, um homem que dedicou sua vida a uma causa maior: SER UM INSTRUMENTO DA CULTURA E DA ARTE EM FAVOR DE SEU POVO, DE SUA GENTE. Estendo meus agradecimentos ao nosso Presidente Global, Dr. Mário Carabajal Lopes. Sinto-me honrada em pertencer a uma casa tão digna feita de homens e mulheres que sabem valorizar o melhor do nosso país: o povo! Nossos jovens e crianças precisam de bons exemplos e de boas influências. Enxergo que a criação da Ordem do Mérito OS SERTÕES não é apenas uma grande homenagem a ele - Euclydes - mas também uma honra para as pessoas que serão agraciadas com esse ilustríssimo mérito. GRATIDÃO!
    Janaína da Cunha

    ResponderExcluir
  2. Mais uma das brilhantes e inovadoras idéias do nosso Presidente Carlos Venttura, que tem a alma de artista, o coração de poeta e as decisões e ações de um grande líder! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Jacira Peregrino é o meu nome. Viúva do mais fiel dos Euclidianos. E que muito escreveu sobre Euclides da Cunha. O Escritor Umberto Peregrino. Citarei aqui uma das suas maravilhosas escritas sobre Euclides: "O DESASTRE AMOROSO DE EUCLIDES DA CUNHA"..Através das historias contadas por meu falecido marido, passei a admira-lo e ser sua fã número um. O neto de Euclides, Joel Tostes, era um pesquisador assíduo da vida do avô. Era nosso amigo. Porém, também já morreu. Estou muito feliz por ter por acaso encontrado esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacira Peregrino, Como vai? Quanta honra! Eu me chamo Janaína da Cunha. Sou bisneta de Euclydes da Cunha, filha de seu único neto homem: Euclydes Rodrigues da Cunha Neto. Tio Joel, grande homem e defensor da memória de nosso Euclydes, era casado com minha tia Eliete da Cunha Tostes, irmã de meu pai e, consequentemente, neta de Euclydes. Meu avô Manoel Affonso deixou quatro filhos ao todo: meu pai, Euclydes, minha tia Eliete, tia Norma da Cunha Póvoa e tia Maria da Cunha Lage.
      É uma grande alegria tê-la no Blog de nossa honrada Casa, a Academia de Letras do Brasil/Seccional Suíça.
      Humildemente, como Comendadora das Artes dessa digna instituição, não passando a frente de nosso ilustre Presidente, Conde Carlos Venttura, e de nossa querida Vice-Presidente, a Marquesa Vanessa Rodrigues, dou as boas vindas e faço votos que apareça mais vezes.
      Abraço fraterno,
      Janaína da Cunha
      Comendadora das Artes da ALB/Suíça

      Excluir
  4. Ao brilhante Dr Carlos Venttura votos de sucesso em cada inovação. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  5. muito bom, adorei o blog, ótimo post!
    vou compartilhar e sempre visitar !

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a toda a equipe da ALB por esta esplendorosa iniciativa.

    ResponderExcluir

Mensagem: