quinta-feira, 10 de outubro de 2013

As Vitórias e Conquistas de um Jovem Guerreiro.






O Presidente/ALB for Europe e Seccional/ALB-Suiça, recebe a Estrela do Merito Humanitário da ACHOC/France.

Não é diferente na pratica e no histórico de lutas e vida o nosso querido Presidente/ALB for Europe e da Seccional/Suíça Dr. Carlos Ventura.
Associativista nato e um ativista Sóciocultural sempre combativo no que diz respeito a defesa da garantia dos direitos humanos e individuais e coletivos.
Embaixador da Paz/IREF-ONU e Membro efetivo do Circulo Internacional dos Embaixadores da Paz/Genebra.
Carlos Ventura é um jovem guerreiro, que passou pelos movimentos estudantis, político partidário, associativista, sindical e acadêmico. Neste ultimo ele busca integrar as artes, defender a nossa diversidade literária e cultural dentro e fora do Brasil. Além de ter sido Diretor publico de cultura, Conselheiro de Cultura e hoje presta consultoria sobre cultura, desenvolvimento, Associativismo artístico e cultural a diversas entidades, governo. Além de palestras sobre cultura, desenvolvimento social e político, Economia Criativa, em entidades e universidades, no Brasil e no exterior.
Está sempre antenado sobre os acontecimentos políticos sociais no Brasil e no Mundo e tem como uma das suas qualidades ser claro e direto nos momentos certos.
Doce e com uma capacidade de percepção do mundo que o circunda extraordinária tem no seu sotaque baiano um som melódico e que nos momentos de conciliação de conflitos nos acalma como as ondas do mar da sua terra Bahia.

Foi com esta voz que também é seu instrumento de trabalho, que ele falou sobre esta distinção recebida e outras coisas.

Confira!





  
      Estrela do Mérito Humanitário





Ascom: Presidente como é receber a Estrela do Mérito Humanitário?


Carlos Ventura (CV): A pergunta acredito que deveria ser outra, O que representa  receber uma honraria?
Te respondo com muita tranquilidade que para mim é uma grande honra e uma grata surpresa, assim como foi no mês passado receber a Ordem do Mérito de Platão/ALBComenda Rio de Janeiro/FEBACLAOrdem do Sol do Oriente/FAMÍLIA IMPERIAL AERTRIJCKE COMNÈNE PALAIOLOGOS, Medalha do Mérito Cívico Militar/ABRAMIL e todas as outorgas concedidas por Entidades e Casas Principescas a este mero aprendiz.
Surpresa no sentido mais puro da palavra, pois na verdade estes reconhecimentos são consequência, efeito e não a causa.
Para nós que buscamos combater o bom combate em tudo que nos doamos a fazer no calor da incansável busca de ser útil na vida, estas consequências e efeitos não passam pela nossa cabeça.
Pois o objetivo é sempre outro, fazer bem aquilo que nos propomos a fazer. Seja em prol do coletivo acadêmico ou na incansável busca de ter as garantias e direitos de expressão, liberdade ou na defesa da preservação das nossas raízes culturais junto com outros ativistas.
Pois estas batalhas são batalhas travadas por muitos outros bem maiores que eu, mais inteligente e experientes.
Portanto uma grata surpresa e uma grande honra, receber da ACHOC/France, em parceria com a ABPVCC/Brasil, a Estrela do Mérito Humanitário.






                                             







Ascom: Estas honrarias e reconhecimentos, isso não mexe com a cabeça? Não faz despertar aquilo que ha em todo ser que é a vaidade?

CV: (Risos) Claro que mexe, mas com a cabeça daqueles que pensam que a vida ou o labutar na vida seja só isso. Desperta sim a vaidade daqueles que não sabem na verdade que ser vaidoso na quilo que faz sem esperar recompensa e sim a satisfação interior é salutar.
Pois não sabem na verdade que cada reconhecimento publico (Medalhas, Comendas, Diplomas, Troféus, Prêmios) representam para cada entidade que lhe outorga um simbolo de distinção, que reconhece na quele individuo as qualidades e virtudes ao qual aquela outorga láurea.
Mas, junto com cada um destes reconhecimentos, vem toneladas de responsabilidades, acompanhada doses cavalares de inveja e ira dos que desta más energias se alimentam.
Pois estes vivem da desconstrução de tudo aquilo que não teve a capacidade de sequer pensar, quiçá fazer.
Portanto ostentar Medalhas, Comendas e Prêmios é para os fortes! Pois lutamos com energias que na verdade desconhecemos, temos que pedir muita orientação espiritual e ter principalmente muita humildade para isso ostentar uma medalha no peito ou um titulo.
Parece um contra senso, ser humilde ostentando algo. Mas na verdade é muito fácil de entender pois o uso destes símbolos é uma forma de honrar este reconhecimento e homenagear aqueles que de alguma forma acharam você digno de ser homenageado, reconhecido e ter esta consciência é que nos torna humildes.
Pois foram na verdade seus pares que lhe fizeram esta homenagem, são pessoas, seres humanos como você e que tem muito a ensinar e também aprender com você.
O que dá sentido a vida é isso a troca o doar-se, o reconhecer no outro virtudes e gestos que lhe servem de lição.






                                          






Ascom: Então ao seu ver, quando esta de Fardão e com medalhas você se sente alguém comum na multidão?

CV: Claro que não! Pois nenhum ser humano é comum, ou ignorante ou sem conhecimento.
Todo ser tem sua importância vital neste plano, ao meu ver. Claro que de fardão no meio da multidão cheio de medalhas etc... Eu me sinto um estranho no ninho e não mais importante ou melhor que meu semelhante.
As ocasiões em que represento a ALB, como seu Presidente, eu estou representando o corpo acadêmico e o simbolismo através do Fardão se faz necessário na preservação cultural dos ritos e símbolos da casa.
Na verdade quem você é o que você faz do bom na sua vida profissional, privada e no trato com seu semelhante é o que te dignifica. Os símbolos, honrarias, medalhas, comendas, títulos etc.. Sem este requisito tirna-se nulo. O Fardão e seus dourados não passam de trapos e as medalhas um monte de ferro sem valor.
A pessoa que tem a honra de fazer parte de um todo, de um grupo, uma entidade e usa desta relação para trocar conhecimentos e desta troca transformar o meio em que vive melhor é por si só um vetor do que Francisco de Assis, prega que é dando que se recebe e ser humilde é que lhe torna grande.



 Ascom: O Sr. falou em energias citou S.Francisco, você é religioso e atribui suas vitorias e acertos a milagres etc...?

CV: Não costumo falar sobre religião ou sobre religiosidade em publico pois é um tema sempre polemico.
Pois tenho como principio respeitar de forma ampla e irrestrita os que tem uma religião ou doutrina, quanto os que não tem religião ou doutrinas. Isso é um direto que cabe a cada um e eu como alguém que milita na defesa da garantia dos direitos não poderia ter uma postura diferente.
Respondendo a sua pergunta sou um Homem de fé!
Fé na Vida, nas Energias que nos circundam, em Deus, Jeová, Tupã, Maomé, Jesus, Buda, Oxalá,
Pois eu não sou a favor da tolerância ou intolerância, seja religiosa, gênero ou ligadas a sexualidade de quem quer que seja. Sou um defensor do respeito as crenças e as diferenças.
Assim fui criado e assim espero que sejam meus filhos e as futuras gerações possam ter direito a isso o RESPEITO.



                                                  






Ascom: Presidente para encerrar este papo gostoso novidades para contar para os nossos acadêmicos e publico que lê nosso blog?


CV: Novidades é o que não faltam, a cada momento mas daremos no momento certo.
O que posso falar é que o Edital para a nova Antologia que será também bilíngue, esta sendo elaborado e já será divulgado para que todos os nossos acadêmicos e membros de entidades parceiras e ecritores em geral possam participar.
A ALB/Suiça, consegui integrar-se a entidades de peso na defesa, dos diretos e defesa das artes e cultura.
Mas esta divulgação ainda esta guardada a sete chave e deverá ter o destaque que merece.

No mais gostaria de agradecer a todas as entidades e Casas, que nos deram a honra e o privilegio de receber suas honrarias e diplomas.
A vocês da Ascom sempre trabalhando na movimentação das informações em nosso blog.
Ao nobre Presidente/Global da ALB, Professor Dr. Mario Carabajal Lopes, pela confiança e apoio.
Vanessa Rodrigues minha Vice-Presidente, Secretária Geral da Seccional da ALB/Suíça e Vice Presidente/ALB for Europe, seu sempre apoio e competência é quem faz a diferença e cada projeto que realizamos. Aos nossos diretores e comissões.
Entidades e Projetos, Academicos, Embaixadores e Comendadores da nossa ALB.
Aos Projetos parceiros ALB.

Muito Obrigado!

Paz e luz


                                              





Matéria: Ascom/ALB-Suíça 








5 comentários:

  1. Parabéns ao nobre Presidente, por mais esta conquista e pelas sabias palavras!

    ResponderExcluir
  2. Querido Presidente, Carlos Venttura. Tenho muito orgulho de você, suas sempre sábias palavras, seus sempre coerentes pensamentos. Sua incansável militância em prol da igualdade, da cultura, da arte, da fé, da humanidade...
    Você é um grande homem, um grande amigo, um grande irmão. Alguém que se dedica de tal forma ao que acredita e defende, que faz sorrindo as doações que lhe usurpam quase 90% do seu tempo, da sua energia, da sua vida.
    A forma com que administra suas entidades, suas amizades, sua família, suas inspirações, seus pensamentos e seus ideais, mostram integralmente a riqueza, profundidade e excelência da sua alma.
    Parabéns pelas conquistas tão merecidas!
    Parabéns pelos reconhecimentos de seu importante trabalho!
    Parabéns por ser um dos que reconhecem a importância e o talento dos seus homenageados!
    Parabéns por ser tão determinado, talentoso e guerreiro que se destaca dentre todos que trilham a mesma estrada!
    Obrigada pela certeza e força que me transmite quando adoeço e perco a esperança!
    Obrigada por sempre desejar-me o melhor e mesmo longe, cuidar da mim!
    Obrigada por me ajudar nos momentos em que mais precisa da minha ajuda!
    Obrigada por ser assim: este exemplo a ser seguido, esta força que se divide e nos atinge ao ensinarmos que sempre temos como melhorar e que tudo podemos ao nos doar!
    Parabéns por mais esta impecável entrevista!
    Parabéns a ALB!
    Parabéns ao Presidente/Global da ALB, Professor Dr. Mario Carabajal Lopes pela incansável luta e pela sensibilidade de perceber em seu amigo Carlos Venttura a determinação, a competência e o talento, características de um Presidente que em pouco tempo levou esta entidade acadêmica ao mais alto padrão de excelência!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Presidente Carlos Venttura pelo reconhecimento e mérito da honraria recebida. Muita luz e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho palavras para retribuir minha Amiga e Companheira de lutas incansáveis em prol desta casa, buscando leva-la sempre ao mais alto padrão.
    Vanessa Rodrigues é um exemplo de pessoa que se dedica de forma incondicional a se empenhar no que se propõe a fazer.
    Uma Amiga e grande Conselheira.
    Com quem tenho aprendido muito.

    Diante de tudo que li espero que meu humilde Obrigado possa sintetizar tudo que estou sentindo.

    Paz e luz minha Amiga e Irmã.


    Carlos Ventura

    ResponderExcluir
  5. Querida Confreira Eliana Auer

    Grato pelos seu cumprimentos que estendo a toda a ALB/Suíça.

    Pois cada Vitoria conquistada por cada um de nós membros desta casa é nossa!

    Paz e luz.

    Carlos Ventura

    ResponderExcluir

Mensagem: