sexta-feira, 23 de novembro de 2012

1° Encontro Sergipano de Escritores





Sergipe terá I Encontro de Escritores em dezembro
Evento visa profissionalizar a edição e publicação de livros
Encontro Sergipano de Escritores: valorização da identidade cultural (Foto: Divulgação)
O I Encontro Sergipano de Escritores acontecerá no dia 6 de dezembro em Aracaju, com a pretensão de reunir escritores para debater o desafio de escrever e publicar livros no Estado de Sergipe. O encontro está sendo organizado por um grupo, formado por escritores e uma jornalista, vinculado à Academia Sergipana de Letras (ASL), que tem a pretensão de construir um espaço para estimular a profissionalização na editoração e distribuição de livros no Estado.

O acesso é garantido mediante doação de uma obra de autor sergipano, cujos livros serão direcionados à biblioteca da Academia Sergipana de Letras. “Nossa maior finalidade é formar leitores”, observa o escritor Domingos Pascoal, membro da Academia Sergipana de Letras (ASL), um dos organizadores do evento. “Queremos tornar pública a produção local e criar uma identidade cultural”, conceitua o escritor Gustavo Aragão, um dramaturgo integrante Movimento de Apoio Cultural da ASL, que também faz parte da organização do evento.
Gustavo (à esquerda) e Domingos: incentivo à escrita e à publicação (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)
Durante o encontro, ocorrerá a 2ª Bienal do Livro de Itabaiana, lançamento do projeto do livro compartilhado, obra com 200 páginas com selo da Academia Sergipana de Letras, a ser lançada no próximo ano com crônicas, contos e poesia de autores que participarem do evento – com tiragem de 1 mil exemplares. Durante o evento, também haverá a apresentação do projeto da escultura em tamanho natural da professora Maria Thetis Nunes, a ser fixada em frente à Igreja Matriz de Itabaiana.

O encontro será marcado por uma mesa redonda com participação de conhecidos escritores sergipanos para debater a temática central do evento: “o desafio de escrever e publicar em Sergipe”, além de palestras. Já confirmaram participação como palestrantes os professores Hermínio Sargentim, que falará sobre “a escrita como descoberta do outro e de si mesmo”, Gustavo Aragão, que abordará a temática “o processo de composição do livro: edição, revisão e preparação do material”, e Francisco Paulo Monteiro, conhecido como Pimpão, com o tema “a palavra: uma redefinição de nós mesmos”.

Os organizadores do evento informam que o acesso ao evento é assegurado a todas as pessoas, interessadas pela escrita e também pela leitura, estudantes, escritores, professores, editores e distribuidores de livros. Além dos escritores Domingos Pascoal e Gustavo Aragão, também integram o grupo organizador do encontro a poeta Adail Vilela e a jornalista Ilmara Souza, do Movimento de Apoio Cultural da Academia Sergipana de Letras.

Por Cássia Santana


Fonte: Infonet/Cultura
Matéria: Cássia Santana

Divulgação e apoio cultural: ALB/Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: