Almir Zarfeg toma posse como membro correspondente na Academia de Letras do Brasil/Suíça
por Flechanews
O poeta baiano Almir Zarfeg, mais conhecido como A. Zarfeg, tomou posse como membro correspondente na Academia de Letras do Brasil, seccional Suiça. A cerimônia de posse aconteceu no Teatro Municipal de Cabo Frio, no último final de semana, no Rio de Janeiro, durante evento acadêmico e cultural promovido pela Academia de Artes de Cabo Frio (Artpop).
Em 2012, além de Zarfeg, tomaram posse como membros correspondentes na ALB/Suiça, em diversas regiões do país, os seguintes artistas: Fabio Ramos dos Santos, Ivan Trilha, José Manuel de Barros Dias, Juselma Maria Coelho, Else R.P. Vieira, Leonardo Vieira Silva, Marco Aurélio Aparecido da Silva, Moysés Barbosa, Rosemary Mantovani, Sandra Almeida, Gislene Pascutti, Geni de Lima van Veen, Dhiogo José Caetano, Cecy Barbosa Campos, Luiz Ferraz Moulin, Flávia Assaife, Celeste Farias Dias, José Carlos Conrado da Silva.
E, no grau de Cavaleiro das Artes, foram empossados: Paulo Viseu, Fábio Tucci Farah, Adílio Jorge Marques e Regis Ayrton Lermen.
“Estou muito honrado por fazer parte de uma agremiação literária da importância da ALB/Suiça, que é tão comprometida com os artistas brasileiros e, também, com a promoção da língua portuguesa”, afirmou Zarfeg, que teve o nome indicado pela poeta, escritora e secretária-geral da academia, Vanessa Rodrigues.
Ao ser empossado, o poeta recebeu a Comenda Euclides da Cunha, patrono da ALB/Suiça.
A ALB/Suiça – que é presidida pelo músico, poeta e escritor Carlos Ventura – tem como finalidade congregar os escritores, pesquisadores, estudantes de língua portuguesa e leitores, residentes na Suíça ou não, tendo como foco um diálogo com a sociedade e, através deste, difundir a literatura e a cultura brasileira.
Sediada em Berna, na Suiça, a ALB desenvolve projetos culturais e artísticos em parcerias com governos e/ou entidades, bem como ações oriundas das atividades acadêmicas.
O poeta Zarfeg é autor de quatro livros de poemas: Água Preta (3ª edição), Respublica etcétera, Sutil, pero no mucho e Jan(eu)ce i outros poemas à flor da pele.
Além da poesia, o poeta itanheense transita com desenvoltura por outros gêneros textuais como conto, crônica, novela, infanto-juvenil e reportagem.
Na oportunidade, Zarfeg tomou posse também como membro efetivo na Academia de Letras do Brasil (ALB), seção do Rio de Janeiro.
Fonte:flechanews.com.br
Difusão: ASCOM/ALB-Suíça
Nenhum comentário:
Postar um comentário