terça-feira, 27 de novembro de 2012

Zarfeg é o convidado especial do primeiro “Almoço à Brasileira”, externo realizado após as eleições municipais de Teixeira de Freitas/BA


Zarfeg é o convidado especial do primeiro “Almoço à Brasileira”, externo realizado após as eleições municipais de Teixeira de Freitas/BA



por Edelvânio Pinheiro
Érico Cavalcanti, Zé da Baiana, Valdey Ferreira, Zarfeg, Carolina Ranciaro, Ramiro Guedes e James Figueredo
O “Almoço à Brasileira”, programa cultural apresentado por Ramiro Guedes na Caraípe FM, foi transmitido diretamente do Teixeira Mall no último sábado (24/11). Trata-se do primeiro programa apresentado fora dos estúdios da emissora desde a realização das eleições municipais 2012. O poeta e jornalista A. Zarfeg foi o convidado especial.
Durante três horas de conversa descontraída, Zarfeg falou sobre as homenagens que recebeu recentemente no Rio de Janeiro, confirmou a participação em alguns eventos culturais da região, adiantou alguma coisa sobre o lançamento de novos livros e, também, recitou um poema de sua autoria.
Zarfeg, Liko Lisboa e Ramiro Guedes
As homenagens que o poeta recebeu no Teatro Municipal de Cabo Frio, no início de novembro, envolveram a concessão das medalhas Euclides da Cunha, Carlos Scliar e a Comenda da Palma Dourada, concedidas respectivamente pela Academia de Letras do Brasil (ALB/Suiça), Academia de Artes de Cabo Frio (Artpop) e Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla). Além disso, Zarfeg ainda foi agraciado com um doutorado honoris causa em literatura.
Zarfeg confirmou a Ramiro Guedes que vai participar da abertura oficial do V Encontro dos Poetas, no dia 12/12, no Espaço Cultural da Paz, em Teixeira de Freitas. Na ocasião, o artista vai relançar o livro de crônicas “Rápidos & Diretos”.
O V Encontro dos Poetas, organizado por Zé da Baiana, terá início na quarta-feira (12/12) e se estenderá até o domingo (16/12). O evento, que é referência na região, terá oficina de artes, mostra poética, declamações e show com o melhor da música da terra.
Na primeira semana de janeiro de 2013, Zarfeg será homenageado na III Janela Cultural de Itanhém, sua terra natal, com uma exposição na Casa da Cultura. O artista terá também um texto de sua autoria imortalizado na parede do espaço cultural, iniciativa que deixou o poeta feliz da vida. O evento acontece no primeiro final de semana (dias 5, 6 e 7) de janeiro de 2013.
Zarfeg, Marília Vitória e Ramiro Guedes
“Tudo que eu faço em termos artísticos busco, de alguma maneira, motivação em Itanhém ou na gente itanheense. Por isso, todas essas conquistas e as que virão eu dedico, agora e sempre, à minha terra querida”, afirmou Zarfeg.
Ainda durante a III Janela Cultural, em cuja programação estará a II Festa dos Itanheenses Ausentes e Amigos – FITA, Zarfeg vai presidir o concurso cultural para a escolha do Hino Oficial de Itanhém e terá o monólogo “Maria”, uma homenagem ao centenário de nascimento de Maria Moreira Lisboa (1913-2013), apresentado na Casa da Cultura.
Zarfeg informou ao radialista Ramiro Guedes que, ainda este ano, vai lançar dois livros que, embora escritos em formas diversas, se complementam. Trata-se de “(Dia)logos, noitadas”, uma coletânea de textos diversos, e “Côncavos e (com)versos”, uma reunião de poemas.
Os livros, que serão prefaciados pela escritora e coeditora da revista eletrônica Germinaliteratura Mariza Lourenço, trazem os textos publicados por Zarfeg durante o ano de 2012 na imprensa e, sobretudo, nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: