quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Curuçá se prepara para fundação de Academia



   Uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade acolher em seu seio valores literários e artísticos, resgatar a história de nossa cidade, apoiar e desenvolver o culto das letras, das artes e do intelecto, valorizar escritores e artistas locais exaltando pessoas e datas significativas, promover a defesa da língua, dos valores morais e espirituais que fundamentam a civilização ocidental e a formação brasileira, paraense e curuçaense.
   Qualquer que seja o gênero de cultura (literatura, poesia, romance, contos, história, filologia, crítica, jornalismo, artes em geral) credencia um candidato à  Academia.



   No próximo dia 17 de agosto de 2013, será instalada na  secular cidade de Curuçá a Academia Curuçaense de Letras, Artes e Ciências-ACLAC. Em solenidade  de posse dos seus acadêmicos imortais figuram  intelectuais, poetas, escritores, artistas plásticos e cientistas, destacando-se: os Historiadores Paulo Henrique dos Santos Ferreira e Paulo de Tarso Cunha,  Desembargador Manoel de Christo Alves Filho, o músico e compositor Bosco Guimarães, entre outros.
   A priori a academia será composta de 30 cadeiras imortais, com seus respectivos patronos, nomes ilustres que marcaram a produção histórica e cultural da região como o poeta curuçaense Olavo Nunes que foi membro fundador da Academia Paraense de Letras em 1900 ao lado do barão de Guajará; a pesquisadora e folclorista Maria Brígido; o médico Dr. Dias Júnior; o historiador Carlos Rocque; e o Monsenhor Edmundo Igreja  personalidade marcante na formação  social e religiosa do município.



   Paulo Henrique dos Santos Ferreira, historiador do município e senador Acadêmico da Febacla-Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, é o organizador e afirma que a fundação da academia é iniciativa que visa valorizar a produção cultural.
   Já confirmaram presença na solenidade representantes da Academia Paraense de Letras-APL, na cerimônia de assentamento e instalação desta arcádia.
   O evento terá lugar no Palácio legislativo “Raimundo de Christo Alves”, centro Histórico de Curuçá; 


Apoio: ALB/Suíça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: