sexta-feira, 13 de julho de 2012

A ALB-Academia de Letras do Brasil, lança através da sua Secciona/Suíça na cidade de Bienne, o PROJETO INTERNACIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO A LEITURA.

Foi apresentado no ultimo dia  30/03/ 2012, as 19:00, no evento que a Seccional/Suiça-ALB, realizou em homenagem aos que trabalham em prol da cultura e das artes brasileiras no exterior:
O PROJETO INTERNACIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO A LEITURA.
Local: Cantinho Cultura/Sabor Latino
End: Neumarktstrasse 11 / Rue du Marché-Neuf  11
Bienne, Switzerland 2502



O PROJETO INTERNACIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO A LEITURA.


Parecer da Presidência da ALB:

“O projeto da ALB/Suíça, de proposição do escritor Dr. Carlos Ventura, vem ao encontro dos interesses de todo escritor, Membro ou não da ALB. Observa-se, não apenas tratar-se de um projeto viável mas, sobretudo sublime em seus propósitos e ideais. Ainda, conta com implementação e operacionalização sem obstáculos maiores e a baixos custos se considerado o fator custo/benefício, possibilitando aos escritores Membros da ALB participarem da vida literária internacional. Abrindo fronteiras a todo escritor, independentemente se Membro da ALB ou de outras entidades de cultura, ou mesmo àquele, sem vínculo institucional. Desta premissa, os nobres Presidentes e escritores Membros da ALB são convidados a participarem ativamente deste belíssimo projeto, precipitando na realidade, presente, um novo marco na história da literatura mundial. A ALB/Brasília conta com ações nesta linha, a priori, não em salões de beleza, podendo a experiência daquela também atuante seccional, na pessoa de sua presidente, escritora, Dra. Vânia Diniz, somar aos ideais desta ação” 
(Mário Carabajal).
Presidente da Academia de Letras do Brasil
O Projeto:
Visando uma aproximação da sociedade com o ambiente acadêmico desmitificando a ótica de que a academia vive alheia aos acontecimentos e que tudo que por ela é produzido não é compartilhado de forma democrática com a sociedade a ALB/Suíça, buscando democratizar o acesso e difusão de obras literárias de autores brasileiros, pela sua comunidade, estudiosos da língua e interessados.  Apresenta o Projeto:

Faça as seus Cabelos no Salão de Beleza e a sua Cabeça Também, através da
Leitura!

O Projeto: O projeto “Faça a Sua Cabeça com Literatura” pretende mapear os salões de beleza que atende a comunidade brasileira e de língua portuguesa na Suíça. Após a identificação e cadastro destes espaços, montar em cada um deles mediante contrato de parceria, uma pequena estante, com no máximo 10 autores brasileiros, tendo prioridade os autores residentes aqui sendo que todos os escritores membros da ALB e entidades parceiras em qualquer parte do mundo podem participar.

Fundamentação: 

 Após estudos e pesquisas observamos que estes espaços e seu público estão fora de qualquer pesquisa feita sobre acesso a leitura/literatura ou venda de livros. Passando a ser potencialmente interessante não só para o projeto mas, como espaços de geração e formação de publico para a literatura.
Este público e estes espaços vêm a ser uma grande alternativa para o escritor independente poder fazer sua obra circular. No caso de escritores residentes no Brasil internacionalizarem suas obras, com a expansão do projeto para outras seccionais e entidades parceiras na Europa teremos uma circulação considerável atingindo um grande numero de pessoas.
Além de agregar valor a estes espaços, ampliando sua rotatividade e atraindo um maior numero de pessoas que poderão ser novos clientes.
Funcionamento:

 A rede e os convênios funcionariam como apoio na distribuição, publicação e venda do material do autor residente no Brasil e outros países, em uma primeira fase, na Suíça e Brasil. Posteriormente, em todo o continente Europeu e América do Sul, ganhando expansão progressiva nos demais continentes.
Estes convênios e parcerias seriam feitos com Selos Editoriais, Gráficas, Associações, Livrarias, Cooperativas, barateando os custos tornando a ideia de circulação de obras literárias no exterior algo ao alcance de todos os escritores independentes.
Primordialmente a rede deve ser costurada com Órgãos públicos e privada, entidades da sociedade civil, (Associações, Conselhos, Entidades Culturais) aqui na Europa e no Brasil.

Metas a serem alcançadas para desenvolvimentos do projeto:

Contudo o primeiro passo é fazer com que possamos convencer os nossos pares, quebrando alguns ‘pré-conceitos’ sobre o estar fora das grandes livrarias, pois muitos colegas acham que lugar de livro é só na livraria, eu também entendo, a priori, dessa mesma forma. Mas, os livros, não necessariamente devem limitar-se às livrarias. Também necessitam estarem presentes, ao alcance do leitor em bancas de jornal e revistas, e outros espaços que tenham circulação de público. Ampliando-se assim, o acesso ao livro de forma significativa, fazendo com que haja de fato um esforço para ampliação do mercado e buscando novas formulas para que os escritores independentes tenham ‘de fato’ uma fatia deste mercado e não o que se tem até agora ‘migalhas e sobras’ oriundas das grandes editoras e livrarias  que por estes mesmos autores independentes são sustentadas e delas não tem o respeito que merecem.

Convocação:

 O momento é agora de fazermos de fato uma contra posição ao modelo que aí está.
Portanto convoco os nossos Confrades e Confreiras que presidem as Seccionais da ALB em todo mundo a copiarem este projeto e fazerem com que este, por hora esboço, ganhe forma e corpo, bem como os nossos parceiros, entidades, governo e toda a sociedade para nos ajudar a por em prática esta ideia.
As associações e entidades culturais e comunidade brasileira na Suíça, o Governo Federal,  através das Embaixadas e Consulados podem contribuir para expansão deste projeto.
A semente esta lançada.
Paz e Luz.
Berna/Suíça, 30 de Março de 2012



Carlos Ventura
Presidente da Seccional/Suíça-ALB-Academia de Letras do Brasil



Você que reside na Suíça e no Brasil, frequenta ou conhece donos de salão de beleza converse com ele, envie este informativo para que ele entre em contato com a ALB/Suíça, e saiba maiores detalhes:

Contatos devem ser direcionados a secretaria da ALB/Suíça, através do e-mail: albsuica@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: