terça-feira, 15 de maio de 2012

A ALB-Academia de Letras do Brasil, lança através da sua Secciona/Suiça na cidade de Biene/Suiça o PROJETO INTERNACIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO A LEITURA.

Foi apresentado no ultimo dia  30/03/ 2012, as 19:00, no evento que a Seccional/Suiça-ALB, realizou em homenagem aos que trabalham em prol da cultura e das artes brasileiras no exterior:

O PROJETO INTERNACIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSO A LEITURA.

Local: Cantinho Cultura/Sabor Latino
End: Neumarktstrasse 11 / Rue du Marché-Neuf  11
Bienne, Switzerland 2502

Parecer da Presidência da ALB:

“O projeto da ALB/Suíça, de proposição do escritor Dr. Carlos Venttura, vem ao encontro dos interesses de todo escritor, Membro ou não da ALB. Observa-se, não apenas tratar-se de um projeto viável, mas sobretudo sublime em seus propósitos e ideais. Ainda, conta com implementação e operacionalização sem obstáculos maiores e a baixos custos se considerado o fator custo/benefício, possibilitando aos escritores Membros da ALB participarem da vida literária internacional. Abrindo fronteiras a todo escritor, independentemente se Membro da ALB ou de outras entidades de cultura, ou mesmo àquele, sem vínculo institucional. Desta premissa, os nobres Presidentes e escritores Membros da ALB são convidados a participarem ativamente deste belíssimo projeto, precipitando na realidade, presente, um novo marco na história da literatura mundial. A ALB/Brasília conta com ações nesta linha, a priori, não em salões de beleza, podendo a experiência daquela também atuante seccional, na pessoa de sua presidente, escritora, Dra. Vânia Diniz, somar aos ideais desta ação” (Mário Carabajal).

 Projeto:

A ALB-Academia de Letras do Brasil, através da sua Seccional/Suíça, sob a Presidência do Escritor Imortal, Dr. Carlos Venttura, vem apresentar o projeto de democratização e acesso a leitura:

Visando uma aproximação da sociedade com o ambiente acadêmico desmitificando a ótica de que a academia vive alheia aos acontecimentos e que tudo que por ela é produzido não é compartilhado de forma democrática com a sociedade.

A ALB/Suíça, buscando democratizar o acesso e a fruição de livros de autores brasileiros na Suíça inicialmente e depois com os demais países da Europa e Brasil, através das suas seccionais, neste primeiro semestre de 2012,  lança o projeto:

Faça as suas Unhas, os Cabelos no Salão de Beleza e a sua Cabeça Também!
Através da Leitura.

O Projeto: O projeto “Faça a Sua Cabeça Com Literatura” pretende mapear os salões de beleza que atende a comunidade brasileira e de língua portuguesa na Suíça, e apos o mapeamento e cadastro destes espaços, montar em cada um deles mediante contrato de parceria, uma pequena estante, com no máximo 10 autores brasileiros, tendo prioridade os autores residentes aqui sendo que todos os escritores Membros da ALB em qualquer parte do mundo podem participar.

Fundamentação:  Apos estudos e pesquisas vimos que estes espaços e seu público estão fora de qualquer pesquisa feita sobre acesso a leitura/literatura ou venda de livros.

Este público e estes espaços vem a ser uma grande alternativa para o escritor independente poder fazer sua obra circular. No caso de escritores residentes no Brasil ela circularia internacionalmente e os residentes aqui, teriam a possibilidade de fazer sua obra circular internamente e com a expansão do projeto para outras seccionais na Europa e entidades parceiras, circulando assim, no continente europeu e demais continentes, através de uma rede de parcerias.

Funcionamento: A rede e os convênios funcionariam como apoio na distribuição, publicação e venda do material do autor residente no Brasil e outros países, em uma primeira fase, na Suíça e Brasil. Posteriormente, em todo o continente Europeu e América do Sul, ganhando expansão progressiva nos demais continentes.

Estes convênios e parcerias seriam feitos com Selos Editoriais, Gráficas, Associações, Livrarias, Cooperativas, barateando os custos tornando a idéia de circulação de obras literárias no exterior algo ao alcance de todos os escritores independentes.

Primordialmente a rede deve ser costurada com Órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, (Associações, Conselhos, Entidades Culturais) aqui na Europa e no Brasil.

Metas a serem alcançadas para desenvolvimentos do projeto:
- contudo o primeiro passo é fazer com que possamos convencer os nossos pares, quebrando alguns ‘pré-conceitos’ sobre o estar fora das grandes livrarias, pois muitos colegas acham que lugar de livro é só na livraria, eu também entendo, a priori, dessa mesma forma. Mas, os livros, não necessariamente devem limitarem-se às livrarias. Também necessitam estar presentes, ao alcance do leitor em bancas de jornais e revistas, e outros espaços que tenham circulação de público. Ampliando-se assim, o acesso ao livro de forma significativa, fazendo com que haja de fato um esforço para ampliação do mercado e buscando novas formulas para que os escritores independentes tenham ‘de fato’ uma fatia deste mercado e não o que se tem até agora ‘migalhas e sobras’ oriundas das grandes editoras e livrarias  que por estes mesmos autores independentes são sustentadas e delas não tem o respeito que merecem.

Convocação: O momento é agora de fazermos de fato uma contra posição ao modelo que aí está.
Modelo este falido e excludente.

 Portanto convoco os nossos Confrades e Confreiras que presidem as Seccionais da ALB em todo mundo a copiarem este projeto e fazerem com que este, por hora esboço, ganhe forma e corpo, bem como os nossos parceiros, entidades, governo e toda a sociedade para nos ajudar a por em prática esta idéia.
As associações e entidades culturais e comunidade brasileira na Suíça, o Governo Federal,  através das embaixadas e consulados podem contribuir para expansão deste projeto.

A semente esta lançada.
Paz e Luz.
Berna/Suíça, 30 de Março de 2012

Carlos Ventura
Presidente da Seccional/Suíça-ALB-Academia de Letras do Brasil

Contatos devem ser direcionados ao Presidente da ALB/Suíça, escritor, Dr. Carlos Venttura, através do e-mail: albsuica@hotmail.com
Você que reside na Suíça e no Brasil, frequenta ou conhece donos de salão de beleza converse com ele, envie este informativo para que ele entre em contato com a ALB/Suíça, e saiba maiores detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: